Depois de quatro meses em cartaz no Museu de Luxemburgo, em Paris, a exposição Tarsila do Amaral: Pintar o Brasil Moderno, com curadoria de Cecilia Braschi, encerrou com sucesso de público: mais de 123 mil visitantes foram conferir as obras da modernista, o que equivale a uma média de 1.038 pessoas por dia. As 150 obras expostas em uma salão com paredes de cores fortes trouxeram uma retrospectiva do trabalho da pintora entre 1920 e 1960.
Tarsila iniciou sua carreira internacional em Paris, onde fez sua primeira exposição em 1926, na Galeria Percier, mas Pintar o Brasil Moderno foi sua primeira mostra exclusiva no Museu de Luxemburgo. A exibição das telas com imagens oníricas, cores vibrantes e geometria abstrata tinha como objetivo contornar a falta de reconhecimento da pintora na Europa.
De acordo com o Museu de Luxemburgo, 64% dos visitantes “nunca tinha ouvido falar em Tarsila do Amaral” antes da exposição, então o objetivo parece ter sido atingido. Com exceção do jornal Le Monde, a exposição também foi sucesso de crítica na imprensa francesa.
Agora, a exposição de Tarsila segue temporada no Guggenheim Bilbao, na Espanha, até 1º de junho. Assim como na exposição parisiense, o quadro Figura em Azul, alvo de uma disputa judicial entre os herdeiros da família Maksoud no Brasil, fará parte da exposição.
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Fonte.:Viagen