Durante dois dias, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove uma oficina voltada à formação de curadores. A iniciativa integra as ações do projeto de economia criativa do Sebrae/MT. Ao todo, cerca de 10 pessoas participam da programação, ministrada pelo curador Divino Sobral, profissional reconhecido nacionalmente e responsável pela curadoria da exposição ‘Lírica, Crítica e Solar: artes visuais em Mato Grosso’, que reuniu mais de 200 obras de 50 artistas mato-grossenses no Museu Nacional da República, em Brasília.
A exposição ficou em cartaz de março a maio deste ano e recebeu cerca de 60 mil visitantes. A ação inédita foi realizada pelo Sebrae Mato Grosso, em parceria com o Governo do Distrito Federal e o Museu Nacional.
A oficina para formação de curadores teve início nesta segunda-feira (22.09), na sede do Sebrae Mato Grosso e segue até terça-feira (23.09). A analista técnica do Sebrae/MT, Denize Barros, ressaltou a importância da programação para a valorização dos artistas e da produção cultural do Estado.
Segundo ela, o objetivo do Sebrae é dar visibilidade aos talentos que têm em Mato Grosso e profissionalizá-los para que possam fazer grandes eventos artísticos. “O eixo das artes plásticas e visuais é parte da economia criativa. Então, é muito importante promover essa capacitação, pensando no futuro e em colocar Mato Grosso no cenário dos grandes feitos da arte”, destacou Denize.
O curador Divino Sobral explicou a dinâmica da oficina. “Trago experiências de como me desenvolvi, passando de artista a curador, apresento alguns projetos de exposição, desde a ideia inicial do projeto, onde é só um inventário de imagens e de ideias, até um projeto finalizado, com biografias, obras selecionadas e texto curatorial desenvolvido”.
Experiência única
Uma das participantes, a curadora assistente Rosana Schmitt, avaliou a oficina como uma oportunidade imperdível. “Acho que quem não está aqui está perdendo muito. É raro e muito instigante ouvir alguém com a experiência do Divino Sobral. Essa oficina é incrível”.
A supervisora do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT, Patrícia Félix, destacou que a capacitação amplia o conhecimento sobre exposições. “É uma ação muito importante, tanto para entender o que é curadoria quanto para refletir sobre os possíveis desafios e dificuldades desse processo. Atividades como essas são fundamentais e devem ser repetidas mais vezes, inclusive para fomentar a cultura aqui em Cuiabá e em todo o Mato Grosso”, finalizou.
Fonte Agencia Sebrae