11:16 PM
7 de outubro de 2025

Oito dos 13 brasileiros da flotilha presos em Israel rejeitam assinar termo para deportação

Oito dos 13 brasileiros da flotilha presos em Israel rejeitam assinar termo para deportação

PUBLICIDADE


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma equipe do Itamaraty em Israel realizou uma visita de mais de oito horas à prisão de Ktzi’ot, no deserto de Negev, perto da fronteira com o Egito, onde 13 brasileiros que integravam a flotilha Global Sumud estão detidos. Segundo membros da chancelaria ouvidos pela Folha de S.Paulo, eles estão bem de saúde.

O grupo de brasileiros é diverso e inclui o ativista Thiago Ávila; Mariana Conti, vereadora de Campinas pelo PSOL; Luizianne Lins, deputada federal pelo PT; e a presidente do PSOL no Rio Grande do Sul, Gabi Tolotti. A lista foi divulgada pela organização da flotilha.

Ainda de acordo com os relatos de membros do Itamaraty, o governo de Binyamin Netanyahu ofereceu aos cerca de 400 presos que participavam da missão humanitária a possibilidade de assinar um documento que, segundo as autoridades israelenses, facilitaria o processo de deportação.

Oito dos 13 brasileiros teriam se recusado a assinar o documento. Membros do Itamaraty reforçam que os presos podem mudar de ideia e, por isso, esse balanço não é fixo. Até o momento, cinco estariam dispostos a aceitar os termos apresentados.

O procedimento é o mesmo que ocorreu na missão anterior de tentar furar o bloqueio de Israel, em junho. Caso a pessoa não assine, ela passa por um processo judicial de deportação.

Membros da chancelaria afirmam que seguirão acompanhando o caso até que todos sejam liberados.

Ávila, que participou da missão anterior, se recusou a assinar o termo na primeira vez em que foi detido. O ativista ficou cinco dias preso, após ser detido num domingo e liberado numa quinta, quando acabou sendo expulso do país. Ele foi enviado de volta ao Brasil em um voo comercial e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Itamaraty visitará brasileiros da flotilha detidos em Israel; ao menos 12 foram presos

A informação sobre a visita foi anunciada pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, em uma reunião com parlamentares nesta quinta (2) em Brasília

Folhapress | 21:12 – 02/10/2025



Fonte. :. Noticias ao minuto

Leia mais

Rolar para cima