6:07 PM
12 de fevereiro de 2026

Olimpíada de Inverno: o ucraniano banido por usar capacete que homenageava atletas mortos na invasão russa

Olimpíada de Inverno: o ucraniano banido por usar capacete que homenageava atletas mortos na invasão russa

PUBLICIDADE


O atleta de skeleton ucraniano Vladyslav Heraskevych segura seu capacete, que mostra vítimas da guerra do seu país contra a Rússia, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

Crédito, AFP via Getty Images

    • Author, Emma Smith
    • Role, Jornalista da BBC Sport em Milão (Itália)
  • Tempo de leitura: 7 min

O atleta ucraniano Vladyslav Heraskevych foi banido dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, em Milão-Cortina, na Itália, na manhã desta quinta-feira (12/2), como resultado da maior controvérsia da competição.

Heraskevych foi o porta-bandeira do seu país na cerimônia de abertura. Ele desejava participar da competição masculina de skeleton com um capacete especial, ilustrado com imagens de atletas ucranianos mortos durante a invasão russa.

Mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) afirma que o ato infringe a Carta Olímpica, que reúne as normas e regulamentos que regem a organização dos Jogos. Por isso, o COI informou a ele na terça-feira (10/2) que não poderia competir usando o capacete.

Após dois dias de discussões, com Heraskevych se recusando a acatar a ordem, o COI confirmou na manhã de quinta (12/2) sua desqualificação do torneio.

O atleta ucraniano Vladyslav Heraskevych

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O atleta ucraniano Vladyslav Heraskevych usou o capacete durante seus treinos em Cortina

O que dizem as regras do COI?

Heraskevych usou o capacete em todos os seus treinamentos antes do início da competição. E andou com ele pela zona mista, onde fica a imprensa internacional, e em diversas entrevistas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima