5:39 PM
24 de abril de 2025

Onda de calor: a explosão das denúncias sobre calor extremo no trabalho no Brasil

Onda de calor: a explosão das denúncias sobre calor extremo no trabalho no Brasil

PUBLICIDADE


Trabalhador da construção civil tirando o capacete para enxugar o rosto banhando em suor

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Denúncias ao MPT com referências ao calor quase quintuplicaram entre 2022 e 2024 e queixas neste início de 2025 já superam as do ano de 2022 inteiro

  • Author, Thais Carrança
  • Role, Da BBC News Brasil em São Paulo

Na segunda-feira (17/2), enquanto os termômetros de São Paulo batiam nos 34°C — maior temperatura do ano e deste verão para a cidade — o procurador Patrick Maia Merisio, do Ministério Público do Trabalho (MPT), realizava uma inspeção em uma loja nas imediações da rua 25 de Março, um dos maiores centros de comércio popular do país.

“As pessoas trabalham ali, muitas delas em ambientes fechados, são corredores estreitos, é muita gente. O problema ali do calor é que é um lugar muito cheio. Eu mesmo não fui de terno e gravata nesse dia, mas eu até passei mal – eu mesmo, fazendo a inspeção e indo até lá.”

A denúncia que levou o procurador à loja no centro de São Paulo, em meio à terceira onda de calor do ano, que afetou nove estados e o Distrito Federal, é parte de uma tendência crescente.

Em meio ao avanço das temperaturas, entre 2022 e 2024, as denúncias ao MPT que fazem referência a “calor” quase quintuplicaram – foram 154 em 2022, 621 em 2023 (ano marcado por uma onda de calor histórica no mês de novembro) e 741 no ano passado.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima