12:13 PM
27 de dezembro de 2025

Onda de calor: como nosso corpo sofre (e se adapta)

Onda de calor: como nosso corpo sofre (e se adapta)

PUBLICIDADE


Pessoas andam nas ruas de São Paulo durante onda de calor. Uma mulher caminha de vestido de verão com corpo e rosto visivelmente suados, enquanto um homem pouco atrás dela carrega um ventilador numa caixa

Crédito, AFP

Legenda da foto, Exposição ao calor causa sintomas graves, como exaustão pelo calor e insolação

    • Author, Giulia Granchi
    • Role, Da BBC News Brasil em Londres
  • Tempo de leitura: 5 min

O Brasil enfrenta uma nova onda de calor, com temperaturas cerca de 5ºC acima da média. O cenário fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse um alerta vermelho.

O alerta vermelho, que é válido até a próxima segunda-feira (29/12), é o maior grau entre os três avisos emitidos pelo instituto: amarelo, para perigo potencial; laranja, para perigo; e vermelho, para grande perigo.

Os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo estão totalmente incluídos no alerta vermelho, além da região norte do Paraná, compreendendo as áreas de Londrina e Curitiba; o sul de Minas Gerais, englobando Uberaba, Varginha e Juiz de Fora; o leste do Mato Grosso do Sul, incluindo Três Lagoas; e o sul do Espírito Santo, na área de Cachoeiro de Itapemirim.

Pelo segundo dia seguido na sexta-feira (26/12) , a cidade São Paulo registrou recorde de calor para o mês de dezembro ao atingir 36,2ºC.

O Estado do Rio de Janeiro registrou, nos últimos dias, mais de 2 mil atendimentos de pessoas passando mal por conta do calor em postos de saúde. Somente na capital fluminense, foram mais de 1 mil atendimentos entre os dias 23, 24 e 25 de dezembro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima