4:52 PM
30 de julho de 2025

Onda de calor: o que esperar do fenômeno que fez temperaturas no RS baterem recorde

Onda de calor: o que esperar do fenômeno que fez temperaturas no RS baterem recorde

PUBLICIDADE


Uma mulher se refresca em uma fonte no centro de Porto Alegre, Brasil, em 15 de dezembro de 2023, quando uma onda de calor atingiu o Rio Grande do Sul,

Crédito, Getty Images

  • Author, Luiz Antônio Araujo
  • Role, De Porto Alegre para a BBC News Brasil

Porto Alegre registrou, pela segunda semana consecutiva, a temperatura mais alta do ano e foi a capital mais quente do país nesta segunda-feira (10).

Uma das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 37,9°C em Porto Alegre, superando capitais usualmente mais quentes como Rio de Janeiro (35,5°C) e João Pessoa (32,8°C).

Nas ruas, termômetros digitais, menos precisos, chegaram a marcar 41°C. Anteriormente, a temperatura mais elevada de 2025 na capital gaúcha havia sido de 37,6°C na terça-feira (4).

As previsões indicam que o calor extremo deve se manter pelo menos até quarta-feira (12), quando precipitações esperadas em todo o Estado amenizarão o abafamento. Antes disso, porém, a maioria das regiões gaúchas, incluindo a capital, experimentarão mais períodos tórridos. Nesta terça-feira (11), o Inmet prevê que a máxima em Porto Alegre chegará a 39°C.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima