11:35 PM
21 de dezembro de 2025

Operação contra o CV no Rio: os detalhes da lista que polícia fez para divulgar suspeitos mortos

Operação contra o CV no Rio: os detalhes da lista que polícia fez para divulgar suspeitos mortos

PUBLICIDADE


Ilustração do PDF divulgado pela Polícia Civil com detalhes dos 115 mortos em operação

Crédito, Polícia Civil do Rio de Janeiro/BBC

    • Author, Daniel Gallas
    • Role, Da BBC News em Londres

Na noite de domingo (2/11), a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou a jornalistas um comunicado no qual detalhou o trabalho de identificação de 115 dos 117 mortos na megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha.

A identificação dos corpos vinha sendo conduzida havia seis dias, desde que foi realizada a Operação Contenção — que deixou um total de 121 mortos, incluindo quatro policiais, e é considerada a mais letal já realizada no Brasil.

O comunicado da Polícia Civil intitulado “Governo do Estado divulga lista com perfis dos mortos na Operação Contenção” estava acompanhado de um arquivo no formato PDF de 35 páginas no qual a polícia trazia um perfil dos mortos — com dados diversos como nome, nome dos pais, data de nascimento, RG, naturalidade, alcunha e link para as redes sociais.

O documento também traz fotos que seriam dos 115 mortos e, em alguns casos, também imagens supostamente postadas por eles nas redes sociais — além de detalhes como histórico criminal e mandado de prisão ativo contra cada um.

“A lista revela quem são os criminosos que resistiram às forças policiais e foram neutralizados”, afirma o texto da Polícia Civil. “Mais de 95% dos identificados tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho e 54% eram de fora do Estado.”



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima