5:40 AM
6 de outubro de 2025

Os brasileiros que estão deixando Portugal por causa do aumento do custo de vida

Os brasileiros que estão deixando Portugal por causa do aumento do custo de vida

PUBLICIDADE


A tradutora Lara Sheffer em uma roupa branca

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Tradutora brasileira que morava em Portugal diz que tem mais qualidade de vida no Brasil

    • Author, Priscila Carvalho
    • Role, De Barcelona, para a BBC News Brasil

“Temos mais qualidade de vida em Florianópolis do que em Portugal“. É assim que a brasileira e tradutora Lara Sheffer, de 30 anos, define sua volta ao país em agosto deste ano, depois de dois anos vivendo na Europa.

Em junho de 2023, ela e o namorado se mudaram para a cidade de Oeiras, próximo a Lisboa, por causa de uma oferta de trabalho ao companheiro. Passados mais de dois anos, o custo de vida começou a aumentar consideravelmente, segundo ela, e o que era tido como barato para duas pessoas, se tornou quase impraticável. “Acho que, em casal, passamos a gastar entre 300 e 500 euros a mais por mês no total para comer fora, mercado, sem contar o aluguel”, afirma.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística de Portugal, a inflação no país voltou a subir em agosto de 2025, atingindo 2,8% no acumulado de 12 meses. O índice havia ficado em 2,6% em julho e agora registra o maior patamar desde dezembro de 2024. O avanço foi puxado principalmente pela alta dos alimentos, que subiram 4,0%, a maior variação desde outubro de 2023.

Além do encarecimento de despesas básicas, o valor dos aluguéis começou a ficar cada vez mais custoso. Um apartamento de um quarto na região metropolitana, por exemplo, saía por até 935 euros dois anos atrás e, agora, o mesmo imóvel já chega a custar 1250 euros, segundo Lara. “Era um valor absurdo para um T1 (imóvel de um dormitório)”, afirma.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima