11:50 PM
16 de agosto de 2025

Os planos do Reino Unido para instituir castração química de estupradores

Os planos do Reino Unido para instituir castração química de estupradores

PUBLICIDADE


Presídio HMP Wandsworth, em Londres

Crédito, Dan Kitwood/Getty Images

Legenda da foto, O programa de castração faz parte de uma série mais ampla de propostas para reduzir a superlotação no sistema carcerário britânico

  • Author, Lisa Forsberg
  • Role, The Conversation*

A secretária de Justiça do Reino Unido, Shabana Mahmood, está estudando uma possível “implementação nacional” da castração química para criminosos sexuais. Este procedimento reduz os níveis de testosterona com a intenção de reduzir a libido.

A proposta é uma das recomendações apresentadas na recente revisão independente sobre condenações que foi encomendada para investigar a superlotação das prisões e considerar alternativas ao encarceramento.

A análise constatou que 21% dos adultos que cumprem pena atrás das grades foram condenados por crimes sexuais, o que os torna uma proporção significativa da população carcerária. A ideia parece ser a de que a castração química tornaria a libertação dos infratores da prisão menos perigosa para a população.

Um programa piloto de castração química voluntária já está em andamento — e prestes a ser ampliado para 20 prisões britânicas. Mas, embora a revisão tenha enfatizado que o consentimento é um princípio fundamental da legislação médica, Mahmood estaria investigando se a castração química pode ser obrigatória. Isso levanta importantes questões éticas e jurídicas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima