8:20 PM
11 de outubro de 2025

Os recordes de Schumacher que Hamilton ainda segue quebrando

Os recordes de Schumacher que Hamilton ainda segue quebrando

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A volta mais rápida em uma corrida de Fórmula 1 pode, muitas vezes, até ser subestimada, mas, ainda assim, a marca feita por Lewis Hamilton no GP de Singapura deste ano marcou sua 16ª temporada consecutiva marcando este feito, algo que não deve ser ignorado.

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Michael Schumacher era o detentor do recorde anterior, tendo obtido voltas mais rápidas todos os anos desde sua primeira temporada completa na F1, em 1992, até sua aposentadoria inicial no final de 2006.

Hamilton estreou na F1 no ano seguinte, conquistando um segundo lugar em 2007 e o título mundial em 2008, com 13 poles e nove vitórias no geral, mas apenas três voltas mais rápidas – antes de não conseguir nenhuma em 2009, que foi uma temporada difícil para a McLaren. Naquele ano, o mais perto que ele chegou foi no GP da Itália, ficando com um gap de 0s063s em relação a Adrian Sutil, da Force India.

Desde então, Hamilton tem obtido pelo menos uma volta mais rápida a cada ano. Vamos dar uma olhada em como ele fez isso.

2010 – Cinco voltas mais rápidas

Lewis Hamilton, McLaren MP4/25

Lewis Hamilton, McLaren MP4/25

Foto de: Sutton Images

Hamilton é o candidato ao título frequentemente esquecido da temporada de 2010, na qual ninguém conseguiu mais voltas mais rápidas do que ele – cinco, tantas quanto Fernando Alonso, da Ferrari. No último ano da era pré-Pirelli e pré-DRS, o piloto da McLaren conquistou em Xangai, Barcelona, Spa-Francorchamps, Interlagos – com 0s004s de vantagem sobre Alonso – e Yas Marina.

2011 – Três voltas mais rápidas

A temporada de 2011 foi, sem dúvida, a pior de Hamilton, já que seu companheiro de equipe , Jenson Button, levou a melhor em meio a vários erros de seu ‘parceiro’. Mesmo assim, Hamilton conseguiu três voltas mais rápidas: em Barcelona, Nurburgring e Monza, esta última com 0s020 de vantagem sobre Button.

2012 – Uma volta mais rápida

Lewis Hamilton, McLaren MP4-27

Lewis Hamilton, McLaren MP4-27

Foto de: Sutton Images

A McLaren tinha um carro muito competitivo em 2012, conforme demonstrado pelas oito poles e sete vitórias da equipe, mas Hamilton fez apenas uma volta mais rápida… na decisão do título no Brasil, afetada pela chuva – onde as condições da pista estavam melhores entre as voltas 34 e 39. Hamilton fez uma volta em 1m18s069, superando Button por 0s039, mas acabou abandonando devido a uma batida com Nico Hulkenberg, da Force India.

2013 – Uma volta mais rápida

Hamilton foi para a Mercedes em 2013, mas a equipe ainda não havia se tornado a potência que é hoje. O britânico venceu apenas uma corrida, na Hungria, e estabeleceu a volta mais rápida na Itália, com 1m25s849, 0s651 mais rápido do que qualquer outro piloto. Isso aconteceu na antepenúltima volta, quando Hamilton ultrapassou o ex-companheiro de equipe Button na reta principal, aproveitando ao máximo o vácuo.

2014 – Sete voltas mais rápidas

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W05

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W05

Foto de: Sutton Images

A Mercedes tornou-se toda poderosa na nova era híbrida turbo, assim como Hamilton, que conquistou seu segundo título mundial com sete voltas mais rápidas: Malásia, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Singapura, Japão e Brasil. Sua margem chegou a 0s894s em Sepang (ele teve um pitstop mais ao fim da corrida para colocar pneus novos, mas o companheiro de equipe Nico Rosberg também teve) e 1,222s em Marina Bay (onde ele teve um pitstop muito mais tarde do que qualquer outro).

2015 – Oito voltas mais rápidas

A temporada mais prolífica de Hamilton. A supremacia da Mercedes continuou, e Hamilton teve a volta mais rápida na Austrália, China, Espanha, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Brasil e Abu Dhabi. Ele foi 1s002 mais rápido que Rosberg em Suzuka.

2016 – Três voltas mais rápidas

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid

Foto de: Mercedes AMG

Um número notavelmente baixo de voltas mais rápidas, considerando o quanto a Mercedes ainda era dominante, e poderia ter sido ainda menor. Hamilton foi 0s066 mais rápido que Sebastian Vettel, da Ferrari, em Mônaco, e teve uma vantagem de 0s080s e 0s0163s sobre Rosberg na Áustria e na Bélgica, respectivamente.

2017 – Sete voltas mais rápidas

Hamilton tinha um novo companheiro de equipe, Valtteri Bottas, e a Mercedes agora estava sendo desafiada pela Ferrari, mas ele ainda conseguiu as voltas mais rápidas na China, Bahrein, Espanha, Canadá, Áustria, Grã-Bretanha – seis em nove corridas – e singapura. Na maioria das vezes, ele tinha muito pouca margem sobre Vettel ou sobre Daniel Ricciardo e Max Verstappen, da Red Bull.

2018 – Três voltas mais rápidas

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1

Foto de: Alessio Morgese / Luca Rossini

Mais uma temporada com a Ferrari como principal adversária da Mercedes, e Hamilton fez as voltas mais rápidas apenas na Alemanha, na Itália e nos Estados Unidos. A de Monza foi extremamente apertada, com uma diferença de 0s008 para Vettel. Em Austin, depois de fazer o pit-stop cerca de 10 a 15 voltas mais tarde que seus rivais, Hamilton foi 0s854 mais rápido que Verstappen.

2019 – Seis voltas mais rápidas

A Mercedes foi dominante novamente quando a F1 reintroduziu um ponto bônus para a volta mais rápida. Hamilton prevaleceu em seis ocasiões – incluindo Monza, onde ele detém o recorde de mais voltas mais rápidas em uma única pista. Naquela ocasião, sua margem foi de 1s020 em relação a Vettel, mas isso se deveu a um pitstop mais ao fim da prova.

No entanto, Hamilton perdeu as voltas mais rápidas, com o uso da mesma estratégia de ‘parada tardia’, para Vettel em Paul Ricard e Verstappen em Hungaroring.

2020 – Seis voltas mais rápidas

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 Pierre Gasly, AlphaTauri AT01, Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39 and Lance Stroll, Racing Point RP20 at the restart

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 Pierre Gasly, AlphaTauri AT01, Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39 e Lance Stroll, Racing Point RP20 na largada

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Outras seis voltas mais rápidas durante a temporada afetada pela COVID, em Hungaroring, Silverstone, Monza, Mugello, Portimao e Imola – cada uma delas com grandes margens, entre 0s4 e 1s2. O domínio de Hamilton foi tão significativo que, liderando o GP da Hungria, ele fez um pitstop para colocar pneus novos, obtendo a volta mais rápida e mantendo a vitória de qualquer maneira.

No GP da Itália, famoso por ter sido vencido por Pierre Gasly, Hamilton fez 13 tempos que foram bons o suficiente para liderar a tabela de voltas mais rápidas; no entanto, uma penalidade por ter parado quando o pitlane estava fechado lhe custou a vitória.

As famosas paradas mais ao fim da prova privaram Hamilton de duas voltas mais rápidas: Carlos Sainz na etapa da Estíria e Bottas na Espanha.

2021 – Seis voltas mais rápidas

Lewis Hamilton, Mercedes W12

Lewis Hamilton, Mercedes W12

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Em sua luta titânica pelo título contra Verstappen, Hamilton estabeleceu seis voltas mais rápidas – o mesmo número que o holandês – em Imola, Mônaco, Spielberg, Zandvoort, Austin e Jeddah. Sua vantagem foi sempre maior do que 0s6, mas às vezes era devido a uma ‘parada tardia’.

Enquanto isso, Sergio Pérez, da Red Bull, arrancou a volta mais rápida de Hamilton na Grã-Bretanha e no Brasil, o que lhe custou dois pontos valiosos na apertada corrida pelo campeonato; o mesmo aconteceu com Gasly, da AlphaTauri, na Hungria.

2022 – Duas voltas mais rápidas

A Mercedes teve dificuldades no primeiro ano da nova era de efeito de solo da F1. Mesmo assim, Hamilton estabeleceu as voltas mais rápidas por mérito em Silverstone e Hungaroring, onde terminou em terceiro e segundo, respectivamente. São duas a menos do que as quatro do companheiro de equipe George Russell, mas o novo piloto da Mercedes se beneficiou dos pitstops tardios em três ocasiões.

2023 – Quatro voltas mais rápidas

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Hamilton venceu por mérito em Mônaco e no México, enquanto aproveitou ao máximo os pitstops ao fim da corrida na Bélgica e em Singapura. Ele terminou as quatro corridas entre os quatro primeiros.

O Canadá foi outra corrida em que Hamilton foi competitivo, ficando em terceiro lugar no pódio, mas a estratégia de Pérez lhe negou a volta mais rápida.

2024 – Duas voltas mais rápidas

Hamilton estabeleceu voltas mais rápidas consecutivas pela primeira vez desde 2020, conquistando as honras em Mônaco e no Canadá – embora tenha terminado apenas em sétimo e quarto – com margens de 0s404s e 0s039 sobre Verstappen e Russell, respectivamente.

Ele perdeu a terceira volta mais rápida para Lando Norris, em Las Vegas, onde a Mercedes fez uma dobradinha com Russell no degrau mais alto do pódio.

2025 – Uma volta mais rápida

Lewis Hamilton, Ferrari

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Shameem Fahath / Motorsport Network

Hamilton estabeleceu a volta mais rápida no GP de Singapura com 1m33s808, 0s765 mais rápido que o segundo colocado, Gasly. O novo piloto da Ferrari marcou esse tempo logo após sua parada de box na volta 46 para usar pneus macios, em uma corrida de 62 voltas.

Essa foi a 68ª volta mais rápida de Hamilton; Schumacher continua sendo o detentor do recorde com 77, com Kimi Raikkonen em terceiro com 46.

Hamilton também foi o mais rápido na corrida de Xangai, mas foi desclassificado devido a uma falha técnica, perdendo assim o prêmio de volta mais rápida.

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Fonte. Motorsport – UOL

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