1:39 AM
28 de novembro de 2025

Ovos da Gracyanne Barbosa e as mentiras da publicidade – 27/11/2025 – Cozinha Bruta

Ovos da Gracyanne Barbosa e as mentiras da publicidade – 27/11/2025 – Cozinha Bruta

PUBLICIDADE


Por alguma razão insondável, amigos e conhecidos entopem minha caixa de mensagens sempre que alguma comida esquisitona viraliza nas redes sociais.

Nesta semana, foram os ovos da Gracyanne Barbosa. Circulou um filminho, claramente concebido e executado por profissionais, de uma suposta marca de ovos lançada pela ex-BBB, ex-Belo, influenciadora e musa maromba do Onlyfans.

Os Gracyovos viriam em um estojo luxuoso com seis unidades de ovos brancos com a logomarca gravada em dourado na casca.

Para quem não conhece o histórico de Gracyanne com os ovos: ela é notória por consumi-los às dúzias para turbinar a musculatura.

Como efeito colateral, sofre de constipação crônica. Uma vez passou tanto tempo no banheiro que o ex-marido, o pagodeiro Belo, pensou que houvesse sido sequestrada.

Pois bem, os tais Gracyovos nunca existiram. Para surpresa de um ou outro incauto, era tudo campanha publicitária de uma plataforma digital de design. O fã-clube dos publicitários entrou num frenesi que eu não via desde os anos 1980.

No jantar a que fui na terça-feira, dia de lançamento da campanha, a moça sentada à minha frente cravou, com exclamações implícitas: “Genial!!!”.

É mais ou menos esse o tom que se vê na repercussão do episódio na internet. O jornal O Globo cometeu esta frase: “A revelação surpreendeu tanto o público quanto o mercado de marketing, que assistiu a um caso de viralização espontânea se tornar um exemplo concreto de como uma ideia simples pode gerar grande impacto cultural”.

É um caso exemplar, isto sim, de como a publicidade tem o condão de ludibriar em múltiplas camadas. Porque a mentira dos ovos é relativamente benigna, mas não a que a sucedeu.

No vídeo em que desmonta a farsa dos ovos, Gracyanne “revela” que criou sozinha a marca e seu design, com a ajuda da tal plataforma. Só compra essa lorota (e o plano premium) quem for muito crédulo.

Como o assunto é ovo, vamos a uma das minhas receitas favoritas com esse ingrediente. A shakshuka é um prato de origem judaica do norte da África (Líbia e Tunísia), feito com ovos que são cozidos diretamente em um molho de tomate bem condimentado. O tempero e os adicionais podem variar muito: eu escolhi berinjela defumada, coalhada seca e batatas.

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 30 a 40 minutos

Ingredientes

  • 1 berinjela pequena
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3 dentes de alho picados
  • 400 g de polpa de tomate
  • 1 colher (sopa) de páprica doce
  • 1 colher (sopa) de páprica picante
  • 1 colher (sopa) de cominho
  • Suco de ½ limão-siciliano
  • 8 batatas bolinhas assadas ou cozidas
  • 4 ovos
  • 4 colheres (sopa) de coalhada seca
  • Sal, pimenta-do-reino e coentro a gosto

Modo de fazer

1. Asse a berinjela diretamente sobre a chama do fogão, queimando a casca por igual – isso resultará num sabor defumado. Coloque em um saco plástico fechado para abafar enquanto esfria.

2. Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte o tomate, as pápricas e o cominho. Cozinhe em fogo médio por 10 a 15 minutos.

3. Enquanto isso, descasque e enxágue a berinjela. Pique a polpa e tempere com suco de limão e sal. Reserve.

4. Distribua as batatinhas na panela do molho. Ajuste sal e pimenta. Quebre os ovos diretamente no molho, tampe a panela e cozinhe até a clara coagular.

5. Retire do fogo e distribua, sobre a shakshuka, colheradas da polpa de berinjela e de coalhada. Salpique coentro fresco e sirva com pão.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima