1:24 AM
25 de abril de 2025

Oxigênio foi detectado na galáxia mais distante já conhecida

Oxigênio foi detectado na galáxia mais distante já conhecida

PUBLICIDADE


Também é notavelmente luminosa, o que demonstra uma intensa atividade estelar em uma época em que, segundo a teoria e as observações, deveria ser muito mais tênue.

Desde que começou a operar em 2022, o telescópio James Webb mostrou que as galáxias apareceram antes do previsto e eram mais luminosas do que o esperado.

Duas equipes internacionais, uma holandesa e outra italiana, confirmam esse cenário com observações realizadas utilizando o radiotelescópio ALMA do Observatório Europeu Austral (ESO), no Chile.

A detecção confirmada de rastros de oxigênio em JADES-GS-z14-0, da qual apenas se suspeitava com o telescópio James Webb, é surpreendente.

Em princípio, as galáxias que surgiram na época do que é conhecido como aurora cósmica são consideradas pobres em elementos pesados, como o oxigênio.

“É como encontrar um adolescente onde se esperam apenas bebês”, disse Sander Schouws, doutorando no Observatório Holandês de Leiden e autor principal de um estudo próximo de ser publicado no The Astrophysical Journal, citado pelo ESO.





Fonte.:UOL Tecnologia.:

Leia mais

Rolar para cima