12:07 PM
2 de dezembro de 2025

Palau, o micropaís do Pacífico próximo a Taiwan afetado pela tensão entre China e EUA

Palau, o micropaís do Pacífico próximo a Taiwan afetado pela tensão entre China e EUA

PUBLICIDADE


Os EUA planejam modernizar o porto de Malakal, principal porto de Palau, para permitir a entrada de embarcações militares maiores, como parte da ampliação da presença militar americana no país do Pacífico
Legenda da foto, Malakal Harbour, Palau’s main port

    • Author, Shawn Yuan
    • Role, Global China Unit, in Palau

O ar que paira sobre as águas cristalinas de Palau cheira a sal e fruta-pão. Em manhãs calmas em Koror, centro comercial do arquipélago, o ronco dos motores das embarcações de mergulho ecoa pela baía.

Há alguns anos, essas embarcações transportavam turistas — muitos da China — atraídos pelas lagoas e cavernas de calcário de Palau. Os hotéis estavam lotados, os restaurantes movimentados e os pescadores mal atendiam à demanda. Mas esse cenário mudou.

O boom — e o colapso brusco — não foi acidental. Entre 2015 e 2017, os turistas chineses representavam cerca de metade das visitas ao país. Em 2017, porém, Pequim teria ordenado que operadores turísticos deixassem de vender pacotes para Palau, cortando a principal fonte de visitantes das ilhas à época.

“Comprei novas embarcações para atender ao aumento repentino de turistas”, disse um dono de loja de mergulho em Koror. Mas, após o pico do turismo, afirmou ele, esses barcos ficaram “parados na baía”, e ele levou anos para recuperar apenas o dinheiro investido.

Para as autoridades de Palau, a mensagem era clara. Segundo elas, a China usou seu vasto mercado de turismo internacional como parte de uma campanha para afastar Palau do reconhecimento de Taiwan e aproximar o país de Pequim.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima