5:46 PM
23 de outubro de 2025

Palestra inspira estudantes a empreenderem durante a ‘1ª Feira de Ciências da Amazônia Mato-grossense’ | ASN Mato Grosso

Palestra inspira estudantes a empreenderem durante a ‘1ª Feira de Ciências da Amazônia Mato-grossense’ | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


Com o propósito de promover o desenvolvimento educacional e empreendedor entre os alunos da rede pública municipal e estadual, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) realizou uma palestra durante a ‘1ª Feira de Ciências da Amazônia Mato-grossense’, em Alta Floresta.

O evento realizado pela Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), no Museu de História Natural, contou com o bate papo sobre “Empreendedorismo: transformando o presente, projetando o futuro”, conduzido pelo Sebrae/MT.

Durante o encontro, os estudantes foram convidados a refletir sobre o papel do empreendedorismo como ferramenta de transformação pessoal, profissional e social. O analista Técnico do Sebrae/MT, Denerson Leitão, destaca que o empreendedorismo vai muito além de abrir um negócio. “Empreender é transformar ideias em realidade. É ter a consciência do direito de sonhar e buscar maneiras de tornar esses sonhos possíveis”, disse.

O analista que conduziu a palestra explicou que o primeiro passo para empreender é o autoconhecimento, seguido da busca por conhecimento técnico e pela capacidade de liderar e construir conexões. “Quando o jovem entende o que pode fazer sozinho e quando precisa de ajuda, ele começa a desenvolver o comportamento empreendedor”, ressaltou.

Estudantes apresentam ideias empreendedoras criadas a partir do desafio proposto na palestra

A ação também contou com uma oficina prática, com a proposição de um desafio aos estudantes: criar ideias de negócios que fossem viáveis, oportunas e lucrativas. A dinâmica resultou na apresentação de quatro propostas desenvolvidas pelos alunos, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe.

Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unemat, professor Sérgio Alessandro Machado Souza, a atividade reforçou o papel da escola na formação de jovens protagonistas. “Discutir o tema empreendedorismo em âmbito escolar e acadêmico é fundamental. Estamos falando de estimular a criatividade, a inovação e o protagonismo dos estudantes na construção de soluções para desafios do cotidiano”, destacou.

O Sebrae/MT desenvolve ao longo do ano, o programa ‘Educação que Transforma’, que leva ações de empreendedorismo para escolas e universidades da rede municipal e estadual em diversos municípios, atendendo a todas as regiões do estado. A iniciativa busca despertar nos jovens o espírito empreendedor e mostrar que, com planejamento, conhecimento e propósito, é possível transformar sonhos em realidade.



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima