9:37 PM
9 de fevereiro de 2026

Pancreatite e Monjauro: Reino Unido alerta para doença aguda e mortes associadas a canetas emagrecedoras

Pancreatite e Monjauro: Reino Unido alerta para doença aguda e mortes associadas a canetas emagrecedoras

PUBLICIDADE


Uma mulher aplica a medicação na pele da barriga.

Crédito, Getty Images

    • Author, Michelle Roberts
    • Role, Editor digital de Saúde
  • Tempo de leitura: 3 min

Pessoas que usam canetas emagrecedoras, como Mounjaro ou Wegovy, devem estar cientes da possibilidade rara, mas real, de desenvolver pancreatite aguda, segundo um alerta publicado pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido.

A MHRA, que é similar à Anvisa no Brasil, recebeu 1.296 notificações da condição associada aos medicamentos entre 2007 e outubro de 2025 no país. Os registros incluem 19 mortes e 24 casos de pancreatite necrosante, forma em que há morte de tecido pancreático.

Mais de 25 milhões de embalagens de medicamentos GLP-1 foram distribuídas no Reino Unido nos últimos cinco anos, segundo a agência.

Conhecidas por marcas como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, esses medicamentos injetáveis imitam um hormônio liberado após a alimentação, chamado GLP-1, que ajuda a controlar o apetite e prolonga a sensação de saciedade. O Mounjaro ainda atua em outro hormônio, o GIP.

“Embora a frequência geral permaneça incomum, a experiência pós-comercialização demonstrou que alguns relatos raros de pancreatite aguda foram particularmente graves, incluindo pancreatite necrosante e fatal”, diz o alerta publicado pela MHRA.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima