5:27 PM
10 de outubro de 2025

Pantanal conquista corações de jornalistas estrangeiros que exaltam o turismo sustentável no Brasil | ASN Mato Grosso

Pantanal conquista corações de jornalistas estrangeiros que exaltam o turismo sustentável no Brasil | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


Jornalistas do Canadá e dos Estados Unidos participaram, entre os dias 1º e 6 de outubro, da press trip no Pantanal mato-grossense e ficaram impressionados com a grandiosidade da natureza local. “Fui surpreendido pelas belezas escondidas no Pantanal. Já tinha ouvido falar sobre o lugar por meio de novelas brasileiras, mas elas não fazem jus à sua verdadeira beleza. Os animais não parecem tão selvagens, pela proximidade que temos com eles”, relata o jornalista freelancer Joe Goldman, um dos integrantes da comitiva.

Uma das atividades realizadas foi a observação da fauna e da flora no entardecer, na pousada Piuval

A iniciativa foi promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Sebrae Mato Grosso, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e o Governo do Estado (Gov-MT). O objetivo é fortalecer e promover o turismo safári da região pantaneira.

Entre as experiências mais marcantes, os jornalistas destacam a observação das onças-pintadas, símbolo do Pantanal. O grupo, formado também por David Coussins e Joel Balsam, avistou 11 animais da espécie em um reserva natural em Porto Jofre.

“Foi uma experiência única de coexistência com a natureza. Isso é algo que nunca senti em outros lugares, nem mesmo em um safári que fiz na África, onde há uma relação mais tensa entre as espécies e o ser humano”, recorda o jornalista Goldman.

Durante o percurso pela rodovia Transpantaneira, os visitantes conheceram três hospedagens da região: Hotel Mutum, Aymara Lodge e Pousada Piuval. A viagem foi encerrada com um jantar de confraternização, realizado no dia 6 de outubro, no restaurante Toroari, em Cuiabá, junto às equipes do Sebrae/MT e da Embratur.

Para a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, a press trip integra de um conjunto de ações voltadas à promoção do turismo e ao fortalecimento da economia da região pantaneira. “Como resultado, teremos a divulgação, pela imprensa internacional, das belezas contempladas durante a viagem, atraindo mais visitantes para o nosso estado”, explica.

De acordo com dados da Sedec-MT, o número de turistas em Mato Grosso cresceu 19% em 2024, sendo os Estados Unidos um dos principais países de origem dos visitantes. Em média, os visitantes estrangeiros permanecem oito dias explorando os destinos turísticos do estado.

A supervisora de Relações Públicas da Embratur, Marília Rastelli, que acompanhou o grupo, ressaltou que a viagem foi uma experiência única e transformadora e que que será amplamente divulgada pelo grupo em seus países.

“O contato direto com a natureza, a biodiversidade e as comunidades locais revela a essência do Brasil que queremos apresentar ao mundo — um país que valoriza a sustentabilidade e é protagonista no debate global sobre preservação ambiental. As press trips são ferramentas estratégicas para reforçar essa mensagem. Ao levar jornalistas internacionais ao Pantanal, mostramos de forma concreta como o turismo brasileiro pode ser um vetor de conservação e desenvolvimento”.

Denise Pimpim disse que as ações de promoção internacional encerram-se no dia 2 de novembro, em Nova York, com a participação do Sebrae Mato Grosso e Sebrae Mato Grosso do Sul na Visit Brazil Gallery.



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima