6:07 PM
1 de julho de 2025

Pantanal Tech 2025: Sebrae fortalece pequenos negócios com foco na cultura, turismo e identidade regional | ASN Mato Grosso do Sul

Pantanal Tech 2025: Sebrae fortalece pequenos negócios com foco na cultura, turismo e identidade regional | ASN Mato Grosso do Sul

PUBLICIDADE


A Pantanal Tech 2025, realizada de 26 a 29 de junho, em Aquidauana, evidenciou o potencial dos pequenos negócios ligados à identidade cultural e aos recursos naturais da região. Com a presença ativa do Sebrae/MS, o evento reuniu iniciativas voltadas ao fortalecimento da economia criativa, bioeconomia, inovação, gastronomia e turismo. Entre as ações apoiadas pela instituição estiveram o Mercado Criativo, com exposição de produtos artesanais e de agroindústrias, além do suporte oferecido aos estabelecimentos que compõem a Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi) para que se preparassem para participar da feira e melhor atender ao público.

Para o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, o intuito é dar visibilidade às potencialidades da região. “Participar da Pantanal Tech foi fundamental para mostrarmos os negócios locais e avançarmos na formalização de parcerias. Tivemos uma preparação integrada com a Aecopaxi para apresentar os atrativos do território, apoiar a rede de hotelaria e gastronomia, além das consultorias específicas para viabilizar a presença dos empreendimentos no evento. No espaço de mercado, o estande com o grupo de artesanato e o selo Made in Pantanal foi uma vitrine da identidade cultural pantaneira”, explicou.

Matheus Oliveira, gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, ressaltou a importância da Pantanal Tech para trazer visibilidade às potencialidades da região.

Produtos com alma pantaneira

No Mercado Criativo, o público teve acesso a uma curadoria de peças artesanais e produtos de agroindústrias, feitos por dez empreendedores integrantes do Made in Pantanal — selo desenvolvido pelo Sebrae/MS como um registro de procedência e valorização territorial.

A analista-técnica do Sebrae/MS responsável pela área de economia criativa, Danielle Muniz, esclarece que a mostra é um passo importante na ampliação das conexões de mercado. “Nosso papel é promover espaços onde o empreendedor pantaneiro possa mostrar sua produção, contar sua história e se conectar com o público. A Mostra é uma vitrine que valoriza o território e impulsiona as vendas dos pequenos negócios”, expôs.

Mercado Criativo reuniu produtos feitos por artesãos e agroindústrias apoiados pelo Sebrae/MS.

Entre os expositores, a participação foi motivo de orgulho e de novas perspectivas. A empreendedora Joyce Cerrado, da marca Divina Joya, de Dourados, pontuou a importância da ação para trazer mais visibilidade às biojoias produzidas com folhas, flores e sementes da flora local. “Sou grata à plataforma Made in Pantanal por essa vitrine. Foi uma oportunidade de mostrar meu trabalho, valorizar a biodiversidade regional e fortalecer minha marca no turismo”, pontuou.

Para Lúcia Maria Monteiro, da queijaria artesanal Vaca Que Ri, de Anastácio, participar do evento reforça a autoestima e a confiança dos pequenos produtores. “Participar da feira nos impulsiona. Vimos o interesse real do público, o que ajuda muito nas vendas e no reconhecimento do nosso trabalho”, ressaltou.

Turismo e integração regional

Reunindo empreendedores do distrito de Camisão, em Aquidauana, a Aecopaxi traz para o público experiências de turismo de natureza, gastronomia e cultura regional. Com o apoio do Sebrae/MS, a associação marcou presença no evento em um estande que trouxe as potencialidades locais. “Participar da Pantanal Tech é uma forma de mostrar que o turismo de base comunitária está crescendo com força e união. A gente quer que mais pessoas conheçam o que Camisão tem a oferecer e que isso gere renda para quem vive aqui”, pontuou a presidente da Aecopaxi, Miriam Aveiro.

No espaço da associação, empreendedores celebraram a oportunidade de apresentar serviços e produtos que oferecem, além de estreitar parcerias. Já os estabelecimentos que compõem a Rota Serra e Charme Paxixi foram acompanhados pelo Sebrae para receber os visitantes durante a Pantanal Tech. Proprietário do Rancho Radical Ecoturismo, Fernando Campos, comemora os resultados da iniciativa. “A visibilidade foi incrível. Já estamos em conversa com parceiros que conheceram nosso trabalho na feira”, expôs.

Com o apoio do Sebrae, restaurante La Garcia desenvolveu pratos inéditos para a Pantanal Tech.

A mesma percepção foi compartilhada por Laura Pereira, da agência Horizonte Pantaneiro, que ressaltou a importância da parceria com a Aecopaxi e o Sebrae para o fortalecimento do turismo regional. “Os cursos e capacitações em ecoturismo e turismo de aventura foram essenciais para o crescimento do nosso negócio. Ter esse suporte e acesso às oportunidades faz toda a diferença e visibilidade para meu empreendimento”, frisou.

Para atender ao público da Pantanal Tech, restaurantes e lanchonetes que integram a Aecopaxi também foram capacitados pelo Sebrae/MS. Um grupo de nove estabelecimentos participou de cursos de higiene e manipulação de alimentos, além de receber uma consultoria gastronômica para desenvolver pratos exclusivos para a feira. Na praça de alimentação, o empreendimento La Garcia se destacou com uma nova receita. “Desenvolvemos o Pintado à Parmegiana e o Peixe Fresco na caixa express, especialmente para a feira. É o primeiro evento fora da nossa matriz e estamos tendo uma excelente aceitação. Queremos estar na próxima edição com certeza”, comemorou o sócio-proprietário Kelvin Soares.

Saiba mais sobre as ações desenvolvidas pelo Sebrae/MS e parceiros no âmbito da economia criativa e turismo por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo número 0800 570 0800.



Fonte. Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima