11:44 AM
15 de agosto de 2025

Para aonde os brasileiros mais viajaram em 2024

Para aonde os brasileiros mais viajaram em 2024

PUBLICIDADE



Quais lugares atraíram mais os viajantes brasileiros em 2024? Quais destinos se consolidaram como escolhas certas e quais começaram a despontar como promessas para o futuro? Essas são algumas das respostas trazidas pelo Anuário Braztoa 2025, divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em parceria com a consultoria SPRINT Dados.

O levantamento oferece um panorama abrangente das viagens vendidas por operadoras brasileiras, tanto para destinos nacionais quanto internacionais. O estudo analisa o comportamento de consumo, as tendências do mercado de lazer, os impactos econômicos e os formatos de roteiros mais procurados. As operadoras associadas à Braztoa movimentaram, segundo levantamento, R$ 22,09 bilhões em 2024, com 9,81 milhões de embarques registrados ao longo do ano.

O Brasil encabeça as escolhas

Com quase 6 milhões de embarques nacionais (5,88 milhões), o Brasil respondeu por quase 60% de todas as viagens realizadas pelas operadoras associadas à Braztoa em 2024.

Das atrações mais vendidas, os grandes clássicos continuam em alta, o Beto Carrero World (1º), em Santa Catarina, e o Beach Park (2º), no Ceará, seguem como os preferidos. Cruzeiros marítimos (3º) também seguem como escolha consolidada de lazer, seguidos pelas Cataratas do Iguaçu (4º) e por experiências de litoral como os passeios de jangada (5º) e os tours pelas praias (6º). Jalapão (7º), resorts (8º) e city tours (9º) também aparecem entre os destaques.

Entre as cidades escolhidas pelos viajantes, o Rio de Janeiro (1º) lidera o ranking, seguido por Porto de Galinhas (2º), Maceió (3º), São Paulo (4º) e Porto Seguro (5º). Na sequência, estão Salvador (6º), Fortaleza (7º), Recife (8º), Praia do Forte (9º) e Natal (10º).

Continua após a publicidade

No recorte por estado, Bahia (1º), Pernambuco (2º) e Alagoas (3º) formam o topo, seguidos por Rio de Janeiro (4º), São Paulo (5º), Ceará (6º), Rio Grande do Sul (7º), Rio Grande do Norte (8º) e Amazonas (9º).

Novos nomes no radar

O anuário também destaca os destinos emergentes – locais que, embora ainda fora do topo das vendas, vêm ganhando força e despertando o interesse dos viajantes. No Brasil, Belém, no Pará, lidera essa lista, seguido por Ipojuca (onde está Porto de Galinhas), Cumbuco (CE), Bonito (MS), Gramado (RS), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Pipa (RN). São lugares que indicam mudanças no perfil do turista e sinalizam tendências para os próximos anos.

Exterior segue forte, com destaque para Europa e Ásia

As viagens internacionais representaram cerca de 40% dos embarques em 2024. Os Estados Unidos continuam liderando entre os destinos mais vendidos, mas a presença de países europeus e asiáticos é cada vez mais expressiva. Na lista de atrações mais procuradas, os parques da Disney e da Universal Studios, em Orlando, ainda são imbatíveis, mas dividem espaço com experiências variadas como cruzeiros internacionais, Torre Eiffel, Seaworld, city tours, parques temáticos na Europa, Machu Picchu e visitas a palácios.

Continua após a publicidade

Entre as cidades internacionais mais buscadas, Orlando lidera, seguido por Lisboa, Paris, Roma e Nova York. Buenos Aires, Miami, Punta Cana, Santiago e Londres completam o ranking. No recorte por países, os Estados Unidos estão no topo, com Itália e Portugal logo atrás. Argentina, França, Espanha, Chile, Tailândia, República Dominicana e Japão fecham o Top 10.

Destinos internacionais emergentes também ganharam atenção em 2024. A Tailândia aparece na dianteira, seguida por Japão, Bariloche, África do Sul, Singapura, Emirados Árabes, Tunísia, Bélgica e Costa Rica.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima