5:48 PM
23 de setembro de 2025

Paradas ruins da McLaren podem definir título para Piastri?

Paradas ruins da McLaren podem definir título para Piastri?

PUBLICIDADE


Um problema vem sendo recorrente na McLaren, principalmente quando falamos sobre o carro de Lando Norris: os pit stops lentíssimos que estão acontecendo com o britânico nos últimos fins de semana da Fórmula 1.

Leia também:

O caso vem tomando maiores proporções conforme nos encaminhamos para o fim da temporada, principalmente depois da completa decepção da equipe de Woking em Baku no último domingo. Com a batida de Oscar Piastri logo no começo da corrida, o time contava apenas com o carro #4 em pista e ainda assim a parada foi bem ruim.

Norris não largou em uma boa posição, ele começou em sétimo e a McLaren simplesmente não tinha ritmo nas retas, diminuindo as chances de qualquer ultrapassagem. O britânico fez tudo que podia para conseguir criar um gap importante entre ele e os outros carros, assim, a parada poderia ser feita de maneira mais calma e ele ainda voltaria para pista entre Yuki Tsunoda e Liam Lawson.

No entanto, a equipe cometeu o mesmo erro que já vem sendo recorrente e a parada foi feita em 4s1, fazendo com que todo o esforço em pista se tornasse basicamente inútil. O piloto ficou preso no ‘trem de DRS’ e terminou na mesma posição que começou, somando apenas seis pontos.

Por que estamos citando que é um erro recorrente? Pois bem, a situação estava ‘normal’ no início da temporada. A McLaren não cometia grandes erros em seus pit stops e os dois pilotos estavam basicamente dominando todos os fins de semana, garantindo que a única vitória de Max Verstappen fosse no Japão.

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images via Getty Images

Aqui vamos considerar paradas com tempos acima de 3s5 como algo lento e fora do comum para uma equipe que está liderando o campeonato e com reais chances de conquistar o título. Tempos a cima de quatro segundos já se encaixam como paradas ruins.

A primeira parada discrepante aconteceu na China, com Piastri. No entanto, naquele momento, parecia apenas um erro normal, sem nenhuma peça ficar presa ou sistema não funcionar. Em Mônaco, com o australiano novamente, foi a primeira vez que houve um aviso de que as coisas não estava funcionando direito e o mesmo se repetiu na Espanha, com Norris.

Depois desses momentos ‘pontuais’, as coisas pareciam normais até o GP da Áustria e tudo começou a ruir em Silverstone. A corrida britânica teve a terceira parada lenta no carro #4, apesar da vitória dominante de Lando, esse pit stop entra para a conta dos mais críticos. Os eventos seguintes seguiram na mesma toada, com o britânico perdendo oportunidades por causa de pit stops lentos.

Desde a volta das férias, Norris teve três paradas ruins (duas sendo na mesma corrida) e ficou claro que há algum problema com a pistola pneumática da McLaren, uma vez que o carro ficou parado porque as porcas não foram presas da maneira correta.

ETAPATEMPO do pit stop DO NORRISTEMPO DO PIT STOP DO PIASTRI
Austrália

2s5 (sob Safety Car)

 

3s (sob bandeira amarela)

3s4 (sob Safety Car)

 

3s7 (após rodar na grama e sob bandeira amarela)

China2s23s8
Japão2s32s6
Bahrein

7s7 (cumpriu punição de 5s)

 

2s3 (sob Safety Car)

2s5

 

2s9 (sob Safety Car)

Arábia Saudita

2s6

3s4

Miami

2s3 (sob Safety Car Virtual)

2s2 (sob Safety Car Virtual)

Emilia Romagna

2s1

 

4s4

3s6

 

3s3 (sob Safety Car Virtual)

Mônaco

2s7

 

2s2

3s8

 

2s3

Espanha

3s

 

2s3

 

3s9 (sob Safety Car)

2s2

 

2s2

 

3s3 (sob Safety Car)

Canadá

2s2

 

2s4

2s1

 

2s2

Áustria

3s1

 

2s5

3s4

 

2s

Silverstone

5s1

 

2s4

3s1

 

14s6 (cumpriu punição de 10s)

Bélgica

3s5

2s8

Hungria

1s9

 

Norris não fez uma segunda parada

1s8

 

1s9

Holanda

4s5 (sob Safety Car)

 

4s8 (sob Safety Car)

2s6 (sob Safety Car)

 

3s8 (sob Safety Car)

Monza5s91s9
Baku4s1Piastri não terminou a corrida

Andrea Stella, chefe da McLaren, já confessou que o sistema precisa ser trocado e toda a equipe deve revisar os erros, já que podem acabar definindo o título no fim da temporada.

No momento, Piastri e Norris estão separados por 25 pontos, mas, como já sabemos, cada segundo é válido em pista e pode definir o resultado de uma corrida. Com o abandono do australiano no Azerbaijão, agora Lando precisa conquistar, pelo menos, quatro vitórias para garantir o título, mas deve contar que Oscar não triunfará mais de duas vezes.

As chances estão no ar e, claro, não é prudente descartar Verstappen dessa disputa. No entanto, para garantir o título, o holandês precisa ganhar todas as próximas corridas e Sprints.

Liberty DESRESPEITA MotoGP? MARC MÁRQUEZ rumo ao título. ÁLEX promovido IRRITA ROSSI? Diogo Moreira!

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!



Fonte. Motorsport – UOL

Leia mais

Rolar para cima