9:37 AM
20 de agosto de 2025

Paris: abertura do Sena para banho atrai turistas – 20/08/2025 – Turismo

Paris: abertura do Sena para banho atrai turistas – 20/08/2025 – Turismo

PUBLICIDADE


Se você ainda acha esquisito colocar um biquíni na mala para viajar a Paris, pode ir se acostumando com a ideia, porque tomar um banho no rio Sena no verão escaldante é um programa divertidíssimo.

Aberto em julho para banhistas pela primeira vez em mais de um século, o rio que corta a capital francesa provoca estranhamento no primeiro mergulho. Além de gelada, a água escura estimula a desconfiança do turista que acompanhou com incredulidade, nos últimos anos, o noticiário do projeto de despoluição.

Mas dá para se jogar sem medo. Desde a fila em que é preciso esperar alguns minutos para acessar os trechos transformados em piscinas naturais, o clima é de novidade.

Turistas que visitam Paris pela primeira vez ou residentes na cidade, todos se aproximam com um olhar curioso, pedindo informações. A entrada é gratuita? Posso nadar pelo tempo que eu quiser? Tem armários para guardar as minhas roupas? E salva-vidas para eventuais afogamentos? Para todas essas perguntas a resposta é sim.

É fácil encontrar atendentes que falam inglês para dar as coordenadas. Eles oferecem boias e pedem que os visitantes liberem as margens depois do mergulho, em vez de ficarem ali tomando sol. Portanto, experimente a água e depois deixe o espaço para os outros banhistas que também estão interessados em conhecer. Se quiser se bronzear, há outros lugares na beira do Sena, fora dos deques delimitados para o banho.

Na porta de entrada, observe que foi instalada uma placa atualizada todos os dias com dados sobre condições meteorológicas, qualidade e temperatura da água, critérios que, eventualmente, podem provocar o fechamento temporário da atração aos visitantes. As informações também podem ser encontradas no site oficial.

A balneabilidade do rio foi uma herança deixada para a cidade após os Jogos Olímpicos de 2024, quando foram realizadas algumas provas de natação em seu leito após um investimento estimado em € 1,4 bilhão (quase R$ 9 bilhões) na despoluição. Ao longo dos trabalhos, o projeto gerou questionamentos e polêmicas sobre o nível de concentração de bactérias.

Às véspera da abertura do evento, no ano passado, a prefeita da cidade deu um mergulho na frente das câmeras dos jornalistas para transmitir confiança.

Neste ano, as áreas delimitadas para o banho são liberadas para visitantes acima de 10 anos de idade até 31 de agosto, com diferentes horários, em três locais: Bras Marie (na região da catedral de Notre-Dame), Grenelle (com vista para a Torre Eiffel) e Bercy (próximo à Biblioteca Nacional).

Pelo que se viu nesta temporada do verão parisiense, as piscinas naturais do Sena têm vocação para se tornar um passeio tão tradicional para os turistas quanto uma caminhada pelo Jardim das Tulherias ou uma visita ao Museu do Louvre.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima