2:25 PM
16 de dezembro de 2025

Parlamento Europeu aprova salvaguardas e abre caminho para acordo com Mercosul

Parlamento Europeu aprova salvaguardas e abre caminho para acordo com Mercosul

PUBLICIDADE


Bandeiras da União Europeia e de países-membros hasteadas em frente a um prédio institucional, balançando ao vento

Crédito, AFP

Legenda da foto, Mais restritiva do que a versão apresentada em outubro, proposta estabelece mecanismos de proteção ao agro europeu às importações do bloco sul-americano

    • Author, Leandro Prazeres
    • Role, Da BBC News Brasil em São Paulo

O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira (16/12) as salvaguardas que haviam sido propostas pela França para proteger produtos agrícolas europeus às vésperas da data prevista para a assinatura do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.

A expectativa do governo brasileiro é de que o acordo seja finalmente assinado, após 25 anos de negociações, neste sábado (20/12), durante a Cúpula de chefes-de-Estado do Mercosul, em Foz do Iguaçu.

A aprovação das salvaguardas era aguardada pelo governo brasileiro, que preside temporariamente o Mercosul neste semestre, e é interpretada como um sinal favorável à assinatura do acordo nesta semana.

As salvaguardas eram mecanismos que haviam sido sugeridos pela França como forma de proteger os agricultores do país contra uma possível invasão de produtos agrícolas do Mercosul, em especial de carne.

Apesar de terem sido os autores da proposta — que era vista como uma maneira de viabilizar o acordo —, os franceses voltaram a fazer pressão contra o texto.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima