A receita é das boas: um pão de cor escura pela adição de cacau durante a elaboração. Na massa de fermentação natural, são adicionados ainda chocolate amargo, casca de laranja, cranberry e damasco. Como a base é do clássico pão de fermentação natural conhecido como sourdough, está longe de ser doce. Essa é a pedida sazonal do Tartapão Panifício,liderado pelo chef Gustavo Young, o Gus.
Pouco antes da pandemia o cozinheiro comprou o primeiro forno e instalou a primeira versão da padaria artesanal em uma sobreloja na Vila Madalena. “A idéia era de uma padaria de um produto só, sempre pensado para ser entregue diretamente ao cliente, sem loja física”, lembra o cozinheiro.
Com a aceitação do público e também de clientes empresariais, o negócio cresceu. “Hoje, nos tornamos uma fábrica num espaço de 400 metros quadrados em Santo Amaro, onde fazemos mais de 1 000 pães por dia”, conta o Gus. Também garante que a Tartapão se mantém fiel ao conceito artesanal com produção feita a mão.
O conceito quase não mudou. Continuam com o chamado monoproduto. São só duas versões, o clássico sourdough orgânico e o multigrãos ao qual se misturam sementes de girassol, abóbora, gergelim e chia. Mas vem novidade por aí. “Em breve lançaremos um terceiro produto”, revela. Até junho, chega um pão de leite para atender as solicitações da clientela.
Além das entregas na casa dos clientes pessoa física, o Tartapão está presentes com seus pães nos restaurantes Fame, Chez Claude, Cuia Restaurante e Bar, De*Segunda, Adega Santiago e Nino Cucina, entre tantos outros. Também distribui para mercados como Casa Santa Luzia, Mambo, St Marche, Natural da Terra e Instituto Chão.
Em datas especiais, há edições como o tartapáscoa. As fornadas começam nesta segunda (14) e vão até quinta (17), a véspera do feriadão. As encomendas estão disponíveis somente via WhatsApp 95687-8122.
TartaPão
Encomendas: WhatsApp 95687-8122)
Fonte.: Veja SP Abril