Dentre os feriados de 2025 (veja o calendário completo), os de abril serão a melhor oportunidade para viajar. A Sexta-Feira Santa no dia 18 de março se juntará ao feriado de Tiradentes, na segunda-feira de 21 de abril, formando uma folga de quatro dias. E ainda tem o Dia do Trabalhador na quinta-feira do dia 1º de maio que, para quem puder emendar, forma outra folga de quatro dias.
Confira alguns destinos no Brasil que estão em boa época nesse período do ano, passando por praias lindíssimas, retiros românticos até capitais:
1. Manaus, Amazonas

Boa parte das pessoas só dá uma passadinha em Manaus antes de seguir viagem até algum hotel na floresta ou embarcar em um cruzeiro fluvial. Mas vale muito a pena passar alguns dias na cidade, que guarda atrações históricas, mercados, restaurantes singulares e o Encontro da Águas dos rios Negro e Solimões, passeio que também permite ver os botos, as vitórias-régias e uma aldeia indígena. A duas horas da capital, vale também conhecer Presidente Figueiredo, que guarda mais de 140 cachoeiras, cavernas e piscinas naturais. Abril corresponde à época da cheia, quando é possível ver a floresta inundada.
2. Sul da Bahia

Essa época do ano é especialmente chuvosa no Nordeste, mas o Sul da Bahia é uma espécie de exceção: por lá, tanto a chuva quanto o sol aparecem o ano inteiro. Essa pode ser uma oportunidade de se hospedar em resortões all-inclusive, como o Transamerica Comandatuba, o Club Med Trancoso e o Cana Brava. Outra opção é montar base em Arraial d’Ajuda, ótimo destino para famílias e casais, e de lá fazer passeios para as desejadas Trancoso, Porto Seguro, Praia do Espelho ou Caraíva.
3. Rio Quente, Goiás

Junto com Caldas Novas, o Rio Quente forma o maior manancial hidrotermal do mundo. O complexo é dividido entre o relaxante Parque das Fontes, exclusivo dos hóspedes dos hotéis da rede, e o mais ativo Hot Park, cujas atrações incluem a Praia do Cerrado e o Turbilhados: dois toboáguas de 17 metros de altura para descer de boia. Essa época do ano coincide com o início da estação seca e tem temperaturas mais agradáveis para ficar nas piscinas termais.
4. Belo Horizonte, Minas Gerais

Belo Horizonte preenche bem uma viagem de quatro dias com atrações culturais e bons restaurantes: confira um roteiro completo. Há ainda todo um universo botequeiro a explorar, com endereços clássicos e imperdíveis. A hospedagem pode ser em hotéis espetaculares como o Fasano, mas há também ótimas opções de apartamentos para alugar no Airbnb. A capital mineira pode ser usada ainda como trampolim para conhecer o Instituto Inhotim, onde acaba de ser inaugurado o resort Clara Arte.
5. Diamantina, Minas Gerais

A 300 quilômetros de Belo Horizonte, a mineira Diamantina possui um centro histórico com casarões preservados, incluindo a Casa de Juscelino e a Casa de Chica da Silva, que podem ser visitados. Vale ainda esticar a viagem até a graciosa Vila do Biribiri e à vinícola Quinta do Campo Alegre, ambas nos arredores da cidade. Esse período do ano é especial para visitar Diamantina: a Semana Santa tem como um de seus destaques a encenação da Sexta-Feira da Paixão, com cerca de cem guardiões romanos e duzentos outros participantes reproduzindo a Via Sacra. Na manhã do Domingo de Páscoa, as ruas são enfeitadas com flores, areia e serragem, e nas janelas dos sobrados surgem colchas e toalhas coloridas. Veja casas no centro histórico de Diamantina para alugar.
6. Capitólio, Minas Gerais

Em abril tem início uma boa época para conhecer Capitólio, com menos incidência de chuvas. As atrações vão muito além do Lago de Furnas e incluem trilhas por dentro d’água, lagos esverdeados, piscinas naturais surreais, mirantes vertiginosos e muito queijo Canastra para coroar.
7. Serra da Mantiqueira, São Paulo e Minas Gerais

A procura pelos destinos da Serra da Mantiqueira começa justamente na Páscoa, quando o frio ainda não chegou de vez, mas as temperaturas já são amenas. Para quem mora em São Paulo, uma vantagem é poder ir de carro para destinos paulistas como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier. Também fazem parte da região Gonçalves e Monte Verde, já no Sul de Minas Gerais. Hospedagens rústicas e super românticas são uma marca registrada da região – confira opções em Gonçalves, Monte Verde, Campos do Jordão e outros destinos da Serra da Mantiqueira.
8. Litoral Norte, São Paulo

O Litoral Norte de São Paulo certamente tem as praias mais deslumbrantes do estado e está em ótima época entre março e maio. O litoral que contorna a Rodovia Rio-Santos é cheia de beldades: de sul a norte, a praia de Juquehy, em São Sebastião, tem uma ótima infraestrutura sem sair perdendo na cor do mar – que é lindíssima. Ainda por ali, a Barra do Sahy tem vibe natureba e uma capelinha muito fofa. Já Camburi e Camburizinho são divididas por um rio e preservam o ar rústico. Ubatuba é a queridinha dos surfistas, mas tem praias para todos os gostos. Confira casas incríveis para se hospedar por lá.
9. Olímpia, São Paulo

Com dois parques aquáticos alimentados por águas termais e diversos hotéis, Olímpia é uma opção a cerca de 440 quilômetros de São Paulo. A estação seca começa justamente em abril e as temperaturas ficam mais agradáveis para aproveitar as piscinas quentes.
10. Paraty, Rio de Janeiro

Em abril, as chuvas costumam dar uma trégua e as temperaturas ainda são convidativas para os banhos de mar ou cachoeira. A Semana Santa, especificamente, é marcada por procissões: a principal é a do Fogaréu, que acontece à meia-noite da quinta para a sexta-feira. Três a quatro dias costumam ser suficientes para conhecer o centro histórico, fazer um passeio de barco e conhecer uma das cachoeiras ou cachaçarias de Paraty. Confira algumas casas incríveis para alugar na cidade. Para quem mora em São Paulo, o caminho até lá pode incluir paradas em Aparecida ou Cunha.
11. Florianópolis, Santa Catarina

12. Penha, Santa Catarina

O Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, é uma ótima pedida para famílias com crianças. A nova área temática da Nerf foi inaugurada em outubro de 2023, com duas atrações novíssimas. Outra novidade é que os personagens de Bob Esponja agora perambulam pelo parque para tirar fotos com os visitantes. O Beto Carrero ainda conta com três montanhas-russas – duas delas com loopings – e o show de carros e motos Hot Wheels Epic! Veja hotéis para se hospedar perto do parque.
13. Pomerode, Santa Catarina

Pomerode, que recebe o apelido de “cidade mais alemã do Brasil”, vive o seu auge durante a Osterfest, a Festa da Páscoa que vai durar até 20 de abril. Porém, há uma porção de outras atrações que justificam a viagem de quatro dias, com destaque para a Rota do Enxaimel, eleita uma das melhores vilas turísticas do mundo pela ONU. Para quem viaja com crianças, a novidade é o parque temático Spitz Pomer.
14. Foz do Iguaçu, Paraná

Entre abril e setembro quase não chove em Foz do Iguaçu, de forma que a vazão das águas é menor. O lado bom é que a visão das cataratas é melhor. Além disso, as opções de passeios não se resumem às famosas quedas e incluem o Marco das Três Fronteiras, o parque aquático Blue Park Foz, o Parque das Aves, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e as clássicas comprinhas em Ciudad del Este, no Paraguai. Também é possível se hospedar dentro do parque nacional de Foz do Iguaçu no Hotel das Cataratas, vencedor da categoria “Melhor hotel” do Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2023/2024, com vista deslumbrante para as quedas d’água. Veja um roteiro completo por Foz do Iguaçu.
15. Gramado, Rio Grande do Sul

Apesar de ser muito associada ao inverno, Gramado tem atrações que podem ser aproveitadas o ano inteiro. É o caso do Snowland, com pistas de esqui e patinação, do Acquamotion, parque aquático indoor com piscinas aquecidas, e do Vila da Mônica, com atrações temáticas dos personagens de Maurício de Souza. Nessa época do ano, acontecem as festas da Páscoa, de 7 a 31 de março, e da Colônia, de 25 de abril a 12 de maio. Além disso, a cidade de Canela está logo ao lado, com atrações naturais e mais uma porção de museus e parques temáticos. Confira casas super charmosas por lá para alugar no Airbnb.
16. Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Quatro dias são tempo suficiente para explorar com calma os dois principais cânions de Cambará do Sul – o Fortaleza e o Itaimbezinho – e ainda sobra tempo para relaxar ou encarar uma atividade mais intensa, como a Trilha do Rio do Boi. A melhor hospedagem por lá é o Parador, eleita a Melhor Pousada de Serra pelo Prêmio VT 2024/2025, com gastronomia de primeira e acomodações em casulos e cabanas ultraconfortáveis.
17. Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Vinho é a palavra de ordem no Vale dos Vinhedos, onde o programa consiste em tomar um desjejum reforçado e visitar um número considerável de vinícolas. Gigantes do setor, como a Miolo, dividem espaço com propriedades que produzem vinhos de forma mais artesanal, como Tenuta Foppa & Ambrosi, Cristofoli, Família Geisse e Dal Pizzol. Quase tão fundamental quanto visitar as vinícolas é comer bem: veja restaurantes imperdíveis em Bento Gonçalves, Garibaldi e Pinto Bandeira. O Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, é uma das principais hospedagens do pedaço, mas há também boas opções de casas para alugar na cidade.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen