Nem só de bacalhau e ovinhos de chocolate vive a Páscoa, tem cerveja também. Ou, pode ter.
Rótulos com chocolate na alma estão em evidência entre grandes cervejarias e pequenos brewpubs. Além disso, a Academia da Cerveja, da Ambev, promove uma aula-degustação com dicas de harmonização.
A Baden Baden, por exemplo, aproveita a ocasião para resgatar, em edição limitada, a versão Chocolate. Com 6% de teor alcoólico, a cerveja tem baixo amargor, apenas 20 IBU em uma escala que pode chegar perto de cem. O rótulo estará disponível até julho.
Entre as artesanais, o brewpub da Vila Madalena Croma Beer (@cromabeer), que tem se especializado em rótulos envelhecidos em barris, lança quatro cervejas bem ao gosto dos chocólatras de plantão, e todas acima de 10% de álcool.
A primeira é a edição 2025 da sazonal Choco, uma bourbon barrel aged stout , na qual o cacau é a grande estrela. E a mesma cerveja também serve de base para a Chococo, na qual é acrescido uma dose extra de coco na fórmula (como o nome entrega). As duas são oferecidas em garrafas de 375 ml.
Já a Choconut, em lata de 350 ml, faz um blend (mistura mesmo) com 30% de uma cerveja envelhecida em barril de bourbon e 70% de uma pastry stout, com cacau, coco e amendoim. Por fim, também em lata, a Choquito tem receita semelhante, mas troca o amendoim por caramelo salgado.
Em bares especializados, como o Empório Alto dos Pinheiros (@eapsp), há várias opções com cacau na receita. Porém o destaque entre as novidades é a Chocolate Weizen, da Kamerad Cervejaria, marca de Sorocaba (SP) especializada na escola alemã —mas que brinca nas outras também.
A Chocolate Weizen leva malte mais tostado e nibis de cacau, com 6,0% de teor alcoólico e baixíssimo amargor (24 IBU). No perfil da cervejaria (@kameradcervejaria) é possível encontrar um kit com a lata e um ovo de Páscoa que também usa o malte.
Por fim, para quem quer encarar o doce desafio de uma aula-degustação com cerveja e chocolate, a Academia da Cerveja (da Ambev) oferece a oportunidade na quarta (16), às 19h, em parceria com a Mestiço Chocolates, cujo cacau vem do sul da Bahia.
Batizada de Páscoa Harmonizada, a aula aborda não só a combinação com o chocolate, mas também com outros pratos pascoais. A aula custa R$ 169 e as inscrições podem ser feitas no Sympla. A academia fica na rua Mourato Coelho, 560, Pinheiros
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de São Paulo