A gestora Pátria Investimentos, por meio do fundo Reune Rodovias Holding II, arrematou o lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná, que abrange quase 433 km de rodovias estaduais e federais no estado, em um leilão realizado na B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo) nesta quinta-feira (30). A empresa ofereceu 23,83% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio.
O Grupo Way Brasil foi o outro único concorrente do leilão. A companhia ofereceu um deságio de 16,70% sobre a tarifa de pedágio.
Na modelagem adotada nos leilões atuais, os interessados dão lances de desconto em relação à tarifa básica de pedágio, e o pagamento de aporte (caução) é necessário somente quando o corte na tarifa prometido é superior a 18%.
Depois desse patamar há a incidência de aporte de recursos, que vai inteiramente para a conta da concessão e é utilizado, por exemplo, na execução de obras não previstas.
Anteriormente, em 2023, a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., controlada pelo Pátria, havia arrematado o lote 1, com deságio de 18,25% sobre a tarifa básica de pedágio. Já os lotes 2, 4 e 6 foram vencidos pela EPR. E o lote 3 é administrado pela Motiva, por meio da concessionária PRVias.
Com quase 433 km de extensão, o lote 5 abrange trechos das rodovias federais BR-158, 163, 369 e 467 e da estrada estadual PR-317. O Ministério dos Transportes prevê R$ 6,68 bilhões de Capex (investimentos em obras) e R$ 5,18 bilhões de Opex (custos de operação).
O trecho passa por áreas de produção agropecuária do Paraná e conecta importantes municípios do estado, como Cascavel e Maringá.
CONSÓRCIO OFERECEU DESCONTO DE 13,81% POR RODOVIAS NO MT
Mais cedo nesta quinta-feira, o Governo do Mato Grosso leiloou o Lote 6 de rodovias do estado. A concessão abrange 634,3 km de estradas e prevê mais de R$ 5,2 bilhões de investimentos.
O projeto foi arrematado pelo Consórcio RDG SINOP, composto por Terracom Concessões e Participações, Construtora Kamilos, Estrutural Concessões de Rodovias, Ellenco Participações e Vale do Rio Novo Engenharia e Construções.
O consórcio apresentou um deságio de 13,81% sobre a tarifa básica de pedágio.
A concessão inclui operação, conservação, manutenção e realização dos investimentos para exploração do sistema rodoviário em um contrato que tem prazo de 30 anos.
Fonte.:Folha de S.Paulo


