A PF (Polícia Federal) faz, nesta quinta-feira (04), a Operação Golpe, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar contratos de financiamento de veículos em instituições bancárias.
Policiais do DPF/VRA (Núcleo de Operações da Delegacia da PF em Volta Redonda) cumprem dois mandados de busca e apreensão e um mandado de sequestro de bens em Resende, no Sul Fluminense.
As medidas foram determinadas pela Justiça Federal e abrangem valores e patrimônio equivalentes ao montante obtido de forma ilícita.
As investigações apontaram que o grupo teria fraudado contratos de financiamento de nove veículos, causando prejuízo estimado em R$ 622 mil ao sistema financeiro nacional.
Segundo a PF, há indícios de que a organização utilizava “laranjas” e contava com o conhecimento técnico de uma ex-servidora bancária para viabilizar as operações. O esquema consistia na inserção de dados falsos ou indevidos em contratos, posteriormente validados pelas instituições como regulares.
A ação tem como objetivo interromper a atividade criminosa, recuperar valores desviados e reunir novas provas que permitam esclarecer os fatos e identificar todos os envolvidos.
Os investigados poderão responder por obtenção de financiamento mediante fraude e associação criminosa.
Fonte: CNN Brasil