Oscar Piastri disse que não acredita que a McLaren esteja favorecendo seu companheiro de equipe, Lando Norris, na luta pelo título da Fórmula 1 de 2025, e que, mesmo sendo líder do campeonato, não quer receber prioridade.
O australiano está indo para a reta final (restam seis corridas) com uma vantagem de apenas 22 pontos sobre Norris e 63 sobre Max Verstappen. Depois de vencer na Itália e no Azerbaijão, o holandês também ganhou pontos preciosos em Singapura ao terminar em segundo lugar, atrás de George Russell. Enquanto isso, o britânico da McLaren manteve Piastri fora do pódio depois de ultrapassar o companheiro de equipe na curva 3 de Marina Bay, o que fez com que os dois se tocassem.
O incidente não causou danos a Piastri, mas, como o contato entre companheiros de equipe é quase um ‘pecado capital’, ele não deixou de expressar seu descontentamento com o fato de a McLaren não ter tomado providências durante a corrida. A situação ainda desviou a atenção do público do fato de o time de Woking ter garantido o segundo título consecutivo de construtores com seis rodadas restantes.
Desde então, a colisão foi analisada dentro da equipe, com Norris aceitando a responsabilidade por causar o contato. Mas, de acordo com Piastri, a decisão da McLaren durante a corrida de ‘deixar’ o britânico manter a posição não significa que a equipe esteja favorecendo Norris em detrimento dele, como foi sugerido algumas vezes.
“Sim, estou muito feliz com isso”, disse Piastri antes do GP dos Estados Unidos sobre não haver preferências dentro do time. “Analisamos o incidente. No final das contas, Lando foi responsabilizado por essa colisão, mas estou muito feliz por não haver favoritismo ou qualquer tipo de parcialidade”.

Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
“Tivemos muitas discussões, como era de se esperar, e foram muito produtivas. Acho que estamos muito claros sobre como queremos correr como equipe. O incidente que tivemos em Singapura não é a forma como queremos competir. Lando assumiu a responsabilidade por isso, assim como a equipe. Acho que está bem claro para nós, como time, que a forma como a primeira volta se desenrolou não foi como desejamos”.
Mas a postura da McLaren após o fim de semana, de responsabilizar Norris pelo confronto, é uma mudança de tom em comparação com sua análise no calor da batalha, quando decidiu deixar as coisas como estavam. Então, Piastri estava certo ao sugerir que Norris deveria tê-lo deixado passar?
“Em uma situação ao vivo, é muito difícil analisar isso”, apontou o australiano. “Avaliar se a troca teria sido a coisa certa a fazer naquele cenário é muito difícil. Conversamos sobre o assunto no calor do momento e discutimos o que aconteceu com mais alguns dados e coisas do gênero”.
“No fim das contas, acho que não dá para dizer o que teria sido justo fazer na corrida. Eu diria que não estou esperando que isso seja corrigido na pista, nem agora nem em um outro momento. Mas, em última análise, sabemos como devemos correr e, se não fizermos isso, haverá consequências”, continuou.
Esse veredicto da McLaren deixou Piastri satisfeito com o fato de que ele e Norris poderiam continuar correndo como estavam para encerrar a batalha pelo título de 2025. E, apesar da perspectiva de um retorno de Verstappen enquanto ele e Norris tiram pontos um do outro, ele também não acha que deva receber prioridade agora.
“Acho que não. Acho que todo piloto quer ter uma chance justa de tentar vencer um campeonato”, disse. “Para mim, é mais do que justo deixar que nós dois continuemos lutando por isso. Portanto, não, não acho que essa seja a abordagem que devemos adotar”.
“Não acho que o que aconteceu foi proposital, acho que foi apenas um pequeno erro de julgamento. Não vou mudar nada em minha maneira de correr”, concluiu.
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, ‘mala’ ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
– The Motorsport.com Team
Fonte. Motorsport – UOL