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25 de abril de 2025

Piastri teria vencido em Jeddah sem a punição de Verstappen?

Piastri teria vencido em Jeddah sem a punição de Verstappen?

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Oscar Piastri e Max Verstappen se envolveram em um incidente logo no início do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, que resultou em uma punição de cinco segundos para o tetracampeão por ganhar vantagem sobre o rival ao sair da pista.

Apesar de ter a McLaren ‘voadora’ atrás de si, o holandês estava na pole position e tinha tudo em mãos para conquistar a vitória, ele precisava apenas contar com a estratégia certa e um bom pit stop. No entanto, a penalização teve o seu efeito e ‘entregou’ a vitória para o australiano. Mas, o que questionamento que fica é: teria Piastri vencido mesmo sem a punição de Verstappen?

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Verstappen normalmente tem largadas muito boas, com tempo de reação dentro de 0s28. No entanto, na Arábia Saudita, o tetracampeão ficou um pouco abaixo do que está acostumado e levou 0s30 para acelerar. Por outro lado, Piastri manteve sua constância e foi 0s02 mais rápido que o tetracampeão.

Essa vantagem pode parecer muito pequena, mas fez toda a diferença para a Curva 1, exatamente onde o incidente entre os dois aconteceu. Na manobra, para os comissários, o australiano tinha a preferência e o tetracampeão foi punido por tomar vantagem ao sair da pista e manter a posição.

Falando sobre pneus, ambos começaram com compostos médios zerados, em um circuito que exige bastante das borrachas, já que é um traçado de rua, com 27 curvas e a temperatura da pista é sempre muito alta.

Pensando nisso, vamos analisar as voltas de cada um até o primeiro pit stop entre eles, que foi feito por Piastri na 19ª volta, onde o piloto voltou com pneus duros e a McLaren apostou em uma parada só, assim como Verstappen.

VOLTATEMPO DO VERSTAPPENTEMPO DO PIASTRI
12min03s2172min04s986
2

2min44s900

Safety Car na pista

2min44s068

 

Safety Car na pista

3

2min55s554

 

Safety Car na pista

2min55s203

 

Safety Car na pista

41min33s831

1min34s247

51min33s7161min33s418
61min33s5641min33s917
71min33s511

1min33s523

81min33s8911min33s893
91min33s7981min33s500
101min33s8131min34s045
111min34s0011min33s808
121min33s9601min33s770
131min33s8561min34s280
141min33s9011min34s072
151min33s9001min34s149
161min33s7581min34s124
171min33s7971min34s279
181min33s8101min34s160
191min33s914

1min36s450

A parada de Piastri não foi a melhor da corrida, a McLaren ‘gastou’ 3s4 (21s388 no total) para fazer a troca dos pneus do australiano (médios para duros), que retornou em sexto, logo atrás de Lewis Hamilton, Lando Norris, Charles Leclerc e George Russell, que ainda não tinham feito suas paradas.

A partir desse momento, Piastri mostrou um ritmo melhor e sua vantagem para Verstappen subiu para 16s568 na volta 20. O australiano também se aproveitou bem do pit Russell e, depois, do próprio holandês, na volta 21.

Com a punição, a troca de Verstappen foi feita em 8s3 (26s030 no total) e o piloto voltou logo atrás de Hamilton, na quinta posição. Se desconsiderarmos os cinco segundos que os mecânicos não puderam encostar no carro, o pit do holandês poderia variar entre 3s e 3s3 (na casa de 21s, no total) e ele teria retornado logo atrás do próprio Piastri. Aqui o talento prevaleceria, já que a ‘idade’ dos pneus de ambos tinha diferença de apenas duas voltas.

Na situação real, durante três voltas, Verstappen ficou ‘preso’ atrás de Hamilton, desgastando pneus para tentar tomar a quarta posição e acabou pouco menos de quatro segundos atrás de Piastri. Na volta 24, o heptacampeão parou e permitiu que Max se posicionasse exatamente 3s723 atrás de Oscar.

É então que retornarmos a comparação das voltas de ambos os pilotos desde a parada de Verstappen.

VOLTATEMPO DO VERSTAPPENTEMPO DO PIASTRI
221min55s8321min34s024
231min34s1121min33s119
241min33s4191min32s760
251min33s0671min33s092
261min33s0201min32s922
271min32s9361min32s875
281min32s9581min32s831
291min33s0791min32s808
301min32s8111min32s938
311min32s7821min32s774
321min32s7731min32s787
331min32s7361min32s657
341min32s6961min33s201
351min32s7431min32s555
361min32s6911min32s624
371min32s9101min32s700
381min32s7101min32s663
391min32s6811min32s701
401min32s5601min32s778

A partir da volta 34, Piastri já tinha o ‘ar limpo’, pois assumiu a primeira posição quando Lando Norris fez o seu pit stop. Na volta 39, Verstappen já estava sendo mais rápido que o australiano, mas ainda precisava tirar quase cinco segundos de vantagem de Oscar, exatamente o tempo em que Max foi punido.

Na volta final, o tetracampeão conseguiu se aproximar ainda mais do carro número #81, diminuindo a diferença para apenas 2s5 nas últimas curvas, mas terminou à 2s8 do atual líder do campeonato.

VOLTATEMPO DO VERSTAPPENTEMPO DO PIASTRI
411min32ss5681min32s987
421min32s5001min32s686
431min33s1821min32s871
441min32s5121min32s815
451min32s4661min32s393
461min32s3241min33s352
471mins8731min32s669
481min32s6971min32s728
491min32s2801min32s927
501min32s5431min32s228

Conclusão

O que podemos concluir é que a punição cumprida por Max Verstappen afetou de fato o resultado da corrida da Arábia Saudita, mesmo com Oscar Piastri defendendo que sentia que o carro da McLaren ainda estava mais rápido do que o Red Bull #1.

Sem a punição, seguindo o mesmo ritmo de toda a corrida, sem contar possíveis erros no pit stop da Red Bull e com a vantagem do ‘ar limpo’, Verstappen poderia ter garantido a segunda vitória do ano. O RB21, que parece praticamente indomável, se mostrou o carro mais rápido ao longo de toda a etapa, mesmo a diferença para o MCL39 sendo muito pequena (0s04).

Porém, é importante fazer uma ressalva: o ritmo do Piastri pode ter caído de maneira estratégica, pensando em apenas finalizar a corrida com a vitória, mas sem exigir demais do carro, visto que a diferença já era o suficiente para Verstappen não fazer uma ultrapassagem nas últimas voltas.

O resultado também poderia ter sido diferente para Norris caso a McLaren tivesse o deixado por mais tempo na pista com o pneu duro, ao invés de pará-lo para compostos médios na volta 34. Se a equipe de Woking tivesse sigo o plano inicial (que parecia ser começar com duros e finalizar com macios), o piloto britânico teria melhores chances de atacar Charles Leclerc e assumir o terceiro degrau do pódio.

Watch: F1 AO VIVO: Debate pós-GP da ARÁBIA SAUDITA | PÓDIO

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Fonte. Motorsport – UOL

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