O presidente Lula (PT) pode apresentar nesta semana, na volta de uma viagem à Itália, o escolhido para substituir o ministro Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal). Será a 3ª indicação do petista na atual gestão, depois de Cristiano Zanin e Flávio Dino, e a 11ª considerando os três mandatos.
Barroso anunciou a aposentadoria antecipada na semana passada. Ele deve permanecer no cargo até o final desta semana e disse não ter planos imediatos. Em entrevista, o ministro defendeu que a hora é de “abrir espaço para pessoas com outras ideias” e defendeu a indicação de uma mulher para a sucessão.
Lula, porém, optou por critérios como lealdade e proximidade nas outras indicações, e indica que deve repetir essa dinâmica. Os mais cotados hoje são o advogado-geral da União, Jorge Messias, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas. Outros nomes correm por fora.
O Café da Manhã desta segunda-feira (13) analisa as mudanças no STF com a saída de Barroso e a indicação que Lula fará para a vaga. O podcast entrevista Juliana Cesario Alvim, professora de direito da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e da Central European University.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon. A produção é de Lucas Monteiro, Gustavo Luiz, Laura Lewer e Raphael Concli. A edição de som é de Thomé Granemann.
Fonte.:Folha de S.Paulo