10:54 AM
10 de outubro de 2025

Podcast: acordo entre Israel e Hamas e o futuro de Gaza – 10/10/2025 – Podcasts

Podcast: acordo entre Israel e Hamas e o futuro de Gaza – 10/10/2025 – Podcasts

PUBLICIDADE


Dois anos e dois dias depois do atentado de 7 de Outubro, Hamas e Israel assinaram nesta quinta-feira (9) um acordo para pôr fim aos ataques na Faixa de Gaza. O tratado, assinado no Egito e com mediação de países como Qatar e Turquia, é a primeira fase do plano de paz apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada.

O anúncio foi feito de manhã por Trump, confirmado à tarde por um líder do Hamas e ratificado só à noite por Binyamin Netanyahu. O premiê de Israel fez uma reunião de gabinete, com enviados da Casa Branca, que avançou até a madrugada —e viu o governo ser ameaçado por ministros extremistas, contrários ao acordo.

Nesse primeiro momento, a previsão é de que haja um cessar-fogo, a partir da noite desta sexta (10), o recuo das tropas de Tel Aviv a uma linha ainda dentro da Faixa de Gaza e a libertação dos reféns israelenses que ainda estão com o Hamas —em troca, Israel deve liberar centenas de palestinos presos.

A retirada total das tropas israelenses só está prevista para depois da criação de um governo provisório —cujos detalhes ainda precisam ser negociados. Outros impasses incluem o controle da fronteira de Gaza com o Egito e a entrega das armas pelo Hamas.

O Café analisa o acordo entre Israel e Hamas para encerrar os ataques na Faixa de Gaza, em uma entrevista com Monique Sochaczewski, professora de Relações Internacionais do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa).

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon. A produção é de Lucas Monteiro, Laura Lewer e Raphael Concli. A edição de som é de Thomé Granemann.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima