O quarto e último episódio do podcast “Dois Mundos”, que vai ao ar neste sábado (21) no feed do Café da Manhã no Spotify e no site da Folha, revela uma série de falhas na investigação da Polícia Civil do Amazonas sobre a morte de Tadeo Kulina. O indígena de recente contato desapareceu de uma maternidade pública em Manaus e foi encontrado morto mais de uma semana depois, no começo do ano passado.
O repórter Vinicius Sassine teve acesso ao relatório final da polícia e a centenas de páginas de documentos sobre o caso. Eles indicam que a investigação, finalizada rapidamente, não levou em conta o contexto indígena nem contradições de testemunhas. Outros problemas foram a falta de elaboração de laudos e uma perícia inconclusiva.
O episódio também detalha a sucessão de falhas na assistência em saúde a Ccorima Kulina, que fez uma longa jornada até Manaus para receber atendimento médico na hora do parto —a gravidez era de altíssimo risco; ela e a bebê ficaram bem, mas Ccorima passou dias sem notícias de Tadeo e sem visitas de uma equipe de saúde indígena.
Procurado pela reportagem, o Ministério da Saúde disse que Ccorima foi acompanhada por equipes do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Médio Rio Solimões. Segundo a pasta, ela recebeu quatro visitas de equipe da Casai (Casa de Saúde Indígena) em Manaus e foi para a Casai quando recebeu alta da maternidade. A Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas não responderam aos questionamentos.
Em “Dois Mundos”, Sassine, que é correspondente da Folha na Amazônia, investigou o caso a fundo, após fazer uma primeira reportagem sobre a morte de Tadeo, ainda em fevereiro de 2024.
Sassine assina a produção, reportagem, roteiro e apresentação do podcast. Raphael Concli faz a edição de som. A coordenação da série é de Daniel Castro e Gustavo Simon. A identidade visual do podcast é de Catarina Pignato.
DOIS MUNDOS
Quando: quatro sábados, às 5h
Onde: no feed do Café da Manhã no Spotify e no site da Folha
Saiba mais sobre os episódios da série
Episódio 1: Nascimento e morte
O repórter Vinicius Sassine conduz uma busca por respostas sobre o caso de Tadeo Kulina em Manaus, a partir de um dado inesperado fornecido pela polícia do Amazonas oito meses após a morte do indígena.
Episódio 2: À margem
O casal Kulina fez uma primeira parada no município mais próximo da aldeia, no médio rio Juruá. Profissionais do hospital contam como encontraram Tadeo e Ccorima. Nas cidades, indígenas vivenciam desamparo e preconceito.
Episódio 3: Nas curvas de um rio
Na aldeia onde Tadeo foi enterrado, indígenas contam quem era o jovem pai de família e relatam marcas de espancamento em diferentes partes do corpo. Ccorima e parentes da aldeia onde ela vive detalham os dias após o que aconteceu em Manaus.
Episódio 4: A investigação
Documentos apontam uma série de falhas da investigação da polícia do Amazonas sobre a morte de Tadeo. O relatório final ignorou laudos e contradições de testemunhas. A desassistência em saúde a Ccorima também foi documentada.
Fonte.:Folha de S.Paulo