A previsão do tempo para esta sexta-feira (29) na região metropolitana de São Paulo indica a possibilidade de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, devido à propagação de uma área de baixa pressão na atmosfera. No fim de semana, porém, o tempo ainda deve ficar nublado, mas sem precipitação.
De acordo com os dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura, a sexta deve começar com muitas nuvens. As primeiras instabilidades devem ser registradas no período da manhã e se intensificarem durante a tarde.
Desta forma, a previsão é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de trovoadas, descargas atmosféricas e eventuais rajadas de vento durante as precipitações.
“Essa condição eleva o potencial para a formação de alagamentos e elevação do nível dos rios e córregos da região metropolitana e da capital. As temperaturas variam entre mínima de 15°C e a máxima atinge os 23°C, com índices mínimos de umidade do ar em torno dos 67%”, destaca o CGE.
Além da área de baixa pressão, a Defesa Civil do Estado de São Paulo afirma que um corredor de umidade proveniente da amazônia também deve influenciar o clima, o que deve favorecer a formação de pancadas de chuva em praticamente todo o estado, o que pode contribuir para a redução temporária do risco de queimadas.
“Entretanto, essa condição não elimina o perigo, sendo necessária atenção em áreas de vegetação seca. Na faixa leste, o transporte de umidade do oceano também favorecerá precipitações mais abrangentes, acompanhadas de raios e vento”, diz a Defesa Civil, em nota.
O banco de dados históricos do CGE municipal mostra que o acumulado médio de chuva na capital paulista em agosto até esta quinta (28) é de 13,3 mm, o que equivale a 44% dos 30,2 mm esperados para o mês.
No sábado (30), com o afastamento das instabilidades, o tempo muda. O CGE municipal prevê que a madrugada deve começar com termômetros na marca dos 15°C e vento predominante de leste/sudeste. No decorrer do dia, sol e nebulosidade variável, com temperatura máxima de 23°C e percentuais mínimos de umidade do ar próximos aos 51%.
Já o domingo (31) deve apresentar o predomínio de sol entre nuvens e temperaturas variando de 13°C a 27°C.
Apesar de o CGE enfatizar que não há previsão de chuva no fim de semana, o Inmet indica que há possibilidade de chuvisco ou garoa em locais isolados, devido à grande nebulosidade.
No interior do estado, a previsão no fim de semana é de tempo seco, calor na casa dos 30°C e baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente, nas regiões norte, noroeste e oeste. É o cenário que favorece a propagação de queimadas e incêndios florestais, alerta a Defesa Civil, destacando que esses riscos permanecerão elevados ao longo do período, exigindo medidas preventivas.
Os mapas elaborados pela Defesa Civil mostram os níveis de riscos de incêndios. Há quatro estágios destes avisos: amarelo (baixo); laranja (alto); vermelho (alerta); e roxo (emergência).
Previsão da Defesa Civil por região do estado no fim de semana:
- Região da Serra da Mantiqueira – de 9°C a 20°C
- Região de Itapeva: de 13°C a 26°C
- Região de São José dos Campos: de 14°C a 26°C
- Região de Sorocaba: de 14°C a 26°C
- Região de Campinas: de 14°C a 28°C
- Região de Marília: de 14°C a 29°C
- Região de Bauru: de 15°C a 29°C
- Região de Presidente Prudente: de 15°C a 30°C
- Região de Franca: de 15°C a 28°C
- Região de Registro: de 16°C a 25°C
- Região de Ribeirão Preto: de 16°C a 31°C
- Região de São José do Rio Preto: de 16°C a 32°C
- Região de Araçatuba: de 16°C a 31°C
- Região de Barretos: de 16°C a 31°C
- Baixada Santista: de 17°C a 24°C
- Litoral norte: de 18°C a 24°C
Fonte.:Folha de S.Paulo