2:10 AM
19 de agosto de 2025

Polichinelos: um exercício versátil e cheio de benefícios

Polichinelos: um exercício versátil e cheio de benefícios

PUBLICIDADE



Um clássico das aulas de educação física nos tempos de escola, os polichinelos não são apenas uma atividade para esquentar o corpo antes de praticar algum esporte: podem ser, eles próprios, um exercício cheio de benefícios para o seu corpo.

Garantindo uma movimentação constante de músculos e articulações, além de representar uma boa opção na sua rotina de atividades aeróbicas, eles possibilitam uma série de ganhos para a sua saúde.

+Leia também: Horas sentado, anos perdidos: malefícios do comportamento sedentário

Benefícios dos polichinelos

Um dos pontos altos dos polichinelos é poder ativar o corpo inteiro, com movimentos dos braços e pernas, acompanhados pelos saltos. Trata-se de um exercício que necessariamente vai aumentar sua frequência cardíaca, o que o torna uma opção para rotinas de cardio.

Como eles envolvem um movimento de salto que usa o peso do próprio corpo, também há um fortalecimento muscular nos membros inferiores para executar o pulo. Além disso, essa atividade toda é ótima para queimar calorias, tornando os polichinelos um exercício aliado de quem busca emagrecer.

Mais além das vantagens para a saúde em si, os polichinelos também têm como destaque sua versatilidade: não exigem equipamentos sofisticados, apenas seu próprio corpo e uma superfície plana e com um mínimo de amortecimento.

Continua após a publicidade

Ou seja, dá para fazê-los em (quase) qualquer lugar, não apenas na academia. E dá para ir aumentando a intensidade do exercício, seja pela velocidade ou pelo número de repetições nos saltos.

Cuidados com o exercício

Como os polichinelos envolvem uma movimentação mais intensa, é importante aquecer bem o corpo antes de iniciar esse exercício. Os saltos também exigem atenção ao local em que o exercício é realizado. Certifique-se de que:

  • A superfície onde você fará os polichinelos é plana;
  • O solo tem algum tipo de amortecimento para o pouso;
  • Seus calçados são adequados e reforçam esse amortecimento.
Continua após a publicidade

Além disso, caso você tenha problemas de articulações ou dores em partes impactadas pelo movimento, como o joelho, ouça sempre um profissional sobre as melhores adaptações para o seu caso. Suspenda qualquer exercício em caso de incômodo, pra evitar lesões.

Do mesmo modo, se você tem algum problema cardíaco conhecido, ouça sempre um médico antes de incorporar à rotina uma atividade mais intensa, para entender se ela é adequada para suas condições.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima