O primeiro-ministro britânico Keir Starmer disse na quinta-feira (2) que a polícia foi enviada para sinagogas em todo o Reino Unido, após um ataque em uma delas em Manchester que deixou quatro pessoas feridas após relatos de esfaqueamentos.
A polícia da Grande Manchester disse que os policiais foram chamados para atender o caso na Sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park, no distrito de Crumpsall, no norte de Manchester, depois que uma testemunha disse ter visto um carro avançando contra pessoas do público e que um homem foi esfaqueado.
Policiais armados responderam e um homem, que se acredita ser o agressor, foi baleado, disse o GMP.
Oficiais confirmaram a morte de duas pessoas. Autoridades acreditam que uma terceira pessoa, o homem que acreditam ser o autor do crime, também esteja morto. Ele foi baleado por policiais.
Starmer, disse estar chocado com o ataque, acrescentando que o fato de ter ocorrido no Yom Kippur – o dia mais sagrado do ano no judaísmo – o torna “ainda mais horrível”.
O premiê convocou uma reunião de emergência sobre o ataque.
This morning’s attack is absolutely shocking.
I’m on my way back to London to chair an emergency meeting, and additional police assets are being deployed to synagogues across the country.
We will do everything we can to keep our Jewish community safe. pic.twitter.com/bNUfGbWwfq
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) October 2, 2025
Fonte: CNN Brasil