7:51 PM
17 de dezembro de 2025

Política externa de Trump: por que a Europa está preocupada com mudança radical

Política externa de Trump: por que a Europa está preocupada com mudança radical

PUBLICIDADE


O presidente dos EUA, Donald Trump, sentado, com um terno azul, camisa azul, gravata vermelha e um broche na lapela com a bandeira do país

Crédito, EPA/Shutterstock

    • Author, James Lewis*
    • Role, Serviço Mundial da BBC
  • Tempo de leitura: 7 min

A estratégia de segurança nacional do governo do presidente americano, Donald Trump, tem alarmado os aliados mais próximos dos Estados Unidos e representa um afastamento dramático dos princípios fundamentais de décadas da política externa americana.

O documento de 33 páginas, divulgado pelo governo há alguns dias, apresenta o mundo principalmente como um cenário econômico, destacando acordos bilaterais e nacionalismo econômico em detrimento do multilateralismo e da promoção da democracia.

A estratégia reflete as “vertentes mais ideológicas” do governo Trump, avaliou Tom Bateman, correspondente da BBC News no Departamento de Estado dos EUA, no podcast The Global Story, do Serviço Mundial da BBC.

Essa estratégia também tem implicações para a América Latina, tanto na forma como os EUA se relacionam com os governos de direita, cada vez mais numerosos, até a nova versão da Doutrina Monroe (em referência ao presidente americano James Monroe, no século 19, que afirmava a primazia dos EUA no continente americano e rejeitava a interferência europeia). Essa doutrina repaginada reafirmaria a região como o “quintal” dos EUA.

Igualmente impactante é o que o documento omite, sem praticamente crítica alguma a adversários tradicionais como a Rússia e a China.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima