A cerca de 200 km da capital do Espírito Santo, o Monumento Natural dos Pontões Capixabas é um dos melhores destinos de ecoturismo do estado. São mais de 17 mil hectares distribuídos entre os municípios de Pancas, que concentra cerca de 80% do território do parque, e Águia Branca. Com uma impressionante beleza cênica proporcionada pelas elevações rochosas – os tais “pontões” que marcam essa região -, o local também é uma importante unidade de conservação de Mata Atlântica remanescente e regenerada.
Muito famoso entre escaladores, este “Mona” – abreviação dada aos monumentos naturais brasileiros – ainda é relativamente desconhecido entre visitantes menos aventureiros.
Atrativos dos Pontões Capixabas
Há quem goste de chamar esse parque de “Yosemite brasileiro”, fazendo uma analogia com o famoso parque da Califórnia que é um destino certo para praticantes da escalada. E esse, de fato, é o aspecto pelo qual os Pontões Capixabas são mais conhecidos: parte da Serra da Mantiqueira, essas formações chegam a mais de 700 metros de altitude, com encostas bem escarpadas graças à característica das rochas.
Entre os pontos mais famosos para a escalada nessa região aparecem a Pedra do Camelo, provavelmente o cartão postal mais famoso de Pancas, que também pode ser acessada através de trilhas a pé – desde que você conte com tempo e resistência física – e a desafiadora Pedra da Agulha, que necessariamente exige habilidades de montanhismo. Nesta última, situada a cerca de 3 km do centro da cidade, o recomendado é que apenas quem já tem experiência em subir paredões se dedique à empreitada.
Independentemente das habilidades de escalada, outro ponto universalmente procurado no Mona é a Rampa de Voo Livre Clementino Izoton. Ela fica a 14 km do centro de Pancas e a quase 660 metros de altitude, servindo a uma dupla função: para os aventureiros, é possível fazer jus ao nome do local e partir rumo a um voo livre de parapente ou asa-delta; já para quem só quer apreciar a paisagem, é ali que ficam os principais mirantes de onde se vê o espetáculo natural dos Pontões Capixabas.
Como visitar
A principal entrada do Monumento Natural fica no município de Pancas, a cerca de 200 km da capital Vitória, pegando primeiro a BR-101 e, depois, seguindo pela BR-262.
O parque não tem acesso controlado, e é possível circular pelo seu interior de carro, embora, para isso, seja necessário estar preparado para pegar estrada de chão.
Para quem está pouco familiarizado com a área, uma boa pedida é parar na própria Pancas ou em Águia Branca, o município vizinho que também tem parte do Mona em seu território, e contratar serviços de guias locais que ajudam a percorrer as principais áreas de interesse dos Pontões Capixabas sem se perder.
Outra dica para aproveitar mais a região é priorizar a época seca, entre maio e setembro, quando há menos risco de ter alguma aventura inviabilizada pelas chuvas.
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen