6:33 PM
11 de fevereiro de 2026

Por que a escravidão foi praticamente apagada da história de Chile e Argentina: ‘Passo por estrangeira no meu próprio país por causa da minha cor’

Por que a escravidão foi praticamente apagada da história de Chile e Argentina: ‘Passo por estrangeira no meu próprio país por causa da minha cor’

PUBLICIDADE


Um vendedor de empanadas em seu posto, em Buenos Aires, em 1937

Crédito, Arquivo Geral da República da Argentina Inv: 13862

Legenda da foto, Um vendedor de empanadas em seu posto, em Buenos Aires, em 1937

    • Author, Jaime González
    • Role, BBC News Mundo
  • Tempo de leitura: 11 min

O assunto voltou a ser discutido no início de 2026 com o caso da advogada e influenciadora argentina Agostina Páez, de 29 anos, acusada de injúria racial no Rio de Janeiro.

Ela responde a processo após ter sido denunciada por ofender funcionários de um bar em Ipanema com palavras e gestos de cunho racista.

O episódio ocorreu em 14 de janeiro e resultou em sua prisão, posteriormente convertida em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica e proibição de deixar o Brasil enquanto o caso tramita sob sigilo judicial.

Em entrevistas à imprensa argentina, Agostina afirmou que não teve intenção de agir de forma racista e classificou o ocorrido como uma “reação emocional”, alegando não ter previsto a dimensão que o caso tomaria.

Ela foi detida dias após o episódio e permaneceu presa até que a Justiça concedesse a revogação da prisão preventiva, substituindo-a por medidas cautelares, como monitoramento eletrônico e restrição de deslocamento.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima