9:08 AM
14 de outubro de 2025

Por que ‘As Guerreiras do K-pop’ fazem tanto sucesso?

Por que ‘As Guerreiras do K-pop’ fazem tanto sucesso?

PUBLICIDADE


O público brasileiro se faz especialmente presente nessa trend, seja com dublagens em português que adicionam novos sentidos às cenas originais, seja com edits dos seus personagens favoritos, inserindo músicas nacionais ao fundo. O que não falta nas redes são edits dos saja boys, grupo de K-pop criado pelos demônios no filme, que agora dançam ao som de axé ou de uma versão criada por IA do hit “predador de perereca”.

Esse comportamento confirma um padrão que vem moldando o entretenimento digital: o valor de uma obra não está mais apenas na sua história, mas na sua capacidade de ser remixada, gerando novas criações a partir dela.

O seu próximo artista favorito não existe

As vozes por trás das três integrantes do grupo de K-pop fictício que estrela o filme são humanas. Dizer isso pode soar estranho, mas estamos vivendo um momento em que a música vive uma dupla artificialidade. No caso de “As Guerreiras do K-pop”, as humanas dão um passo atrás para que as personagens digitais possam brilhar.

Mas vale lembrar que surgem cada vez nas redes artistas que são criados digitalmente não apenas na aparência, mas também no que diz respeito à voz. No final das contas, o artista e a música “não existem”.

Desde Hatsune Miku, a idol japonesa inteiramente digital criada em 2007, o mundo da música flerta com a ideia de artistas virtuais. A diferença que se nota agora é a naturalidade com que o público aceita esses híbridos. No caso das Guerreiras, o fandom não parece se importar se as cantoras são reais ou sintéticas. O mesmo fenômeno se viu recentemente com Tocanna, a cantora virtual brasileira criada com apoio de IA generativa, que emplacou músicas nas plataformas de streaming.





Fonte.:UOL Tecnologia.:

Leia mais

Rolar para cima