9:33 AM
23 de outubro de 2025

Por que brasileiros estão buscando cidadania do Benin, país africano de onde saíram milhões de escravizados

Por que brasileiros estão buscando cidadania do Benin, país africano de onde saíram milhões de escravizados

PUBLICIDADE


O consultor de vendas Clayton Muniz Filho, 29, que mora na cidade de São Paulo, fazendo selfie; ele aparece com olhar sério, dentro de ambiente doméstico

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Clayton Muniz Filho está no processo para obter cidadania do Benin

    • Author, Bruno Kleiman e Flávia Mantovani
    • Role, De São Paulo para a BBC News Brasil

Neto de uma mulher negra nascida na Bahia, o consultor de vendas Clayton Muniz Filho, 29, que mora na cidade de São Paulo, interessou-se em saber mais sobre a origem de sua família, mas esbarrou em uma dificuldade comum entre descendentes de escravizados no Brasil: a falta de documentos e registros de seus ancestrais.

Ele, então, decidiu fazer um teste de DNA, que detectou que cerca de 30% de sua ancestralidade é proveniente da região onde hoje fica o Benin — país da costa ocidental da África de onde saíram muitos dos escravizados enviados à força para o Brasil no período colonial.

“Um descendente de italianos consegue saber que o tataravô veio da Itália para produzir vinho, por exemplo. Mas, se você é negro, não tem esse privilégio de saber sobre sua linhagem, a origem de sua família. Houve um apagamento desses registros ao longo da história”, afirma o consultor de vendas.

Com o teste de ancestralidade em mãos, Clayton decidiu aproveitar uma oportunidade oferecida pelo governo do Benin a todos os afrodescendentes do mundo com antepassados naquela região: a obtenção da cidadania do país.





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima