8:41 AM
15 de janeiro de 2026

Por que escolas cívico-militares têm fila de espera de 11 mil alunos no Paraná: ‘Pais procuram alguém que faça a disciplina dos filhos’

Por que escolas cívico-militares têm fila de espera de 11 mil alunos no Paraná: ‘Pais procuram alguém que faça a disciplina dos filhos’

PUBLICIDADE


Estudantes em escola cívico-militar no Paraná, com placa ao fundo que contém bandeira do Brasil e dizeres "Abertura da Semana da Pátria - Amor ao Brasil, orgulho do Paraná"

Crédito, Governo do Paraná

Legenda da foto, Paraná já criou mais de 300 escolas no modelo cívico-militar e deve expandir rede em 2026

    • Author, Luiz Fernando Toledo
    • Role, Da BBC News Brasil em Londres
  • Tempo de leitura: 15 min

Quando Rafaela Barbosa leu sobre a possível chegada do modelo de escolas cívico-militares em sua cidade, Wenceslau Braz, no norte do Paraná, a primeira reação foi de curiosidade.

“No começo não entendi se era militar mesmo. Fui procurar na internet como funcionava, qual era o propósito.”

Barbosa não estava satisfeita com o atendimento ao filho adolescente, hoje com 15 anos, em um colégio particular em que estava matriculado.

Ela já vinha enfrentando desafios para que ele se saísse bem nos estudos ao menos desde a pandemia do coronavírus, em 2020, quando todos os alunos tiveram de se adaptar à rotina de aulas online.

Com o retorno à vida social pós-pandemia, as coisas ficaram mais difíceis. “Comecei a perceber que ele não queria ir pra escola. As notas eram ruins. Falei com a diretora: não é possível; meu filho sempre foi bem.”



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima