12:53 PM
26 de dezembro de 2025

Por que EUA lançaram ‘ataques poderosos’ contra Estado Islâmico na Nigéria, segundo Trump

Por que EUA lançaram ‘ataques poderosos’ contra Estado Islâmico na Nigéria, segundo Trump

PUBLICIDADE


Captura de tela de um vídeo divulgado pelo Departamento de Defesa dos EUA que parece mostrar um míssil sendo lançado de um navio militar.

Crédito, US Department of Defense

Legenda da foto, O Departamento de Defesa dos EUA publicou um pequeno vídeo que parece mostrar um míssil sendo lançado de um navio militar.

  • Tempo de leitura: 4 min

Os EUA lançaram ataques contra o grupo Estado Islâmico (EI) no noroeste da Nigéria, onde militantes realizam uma longa insurgência.

Os campos administrados pelo grupo no estado de Sokoto, localizado na fronteira da Nigéria com o Níger, foram atingidos, de acordo com as Forças Armadas dos EUA, que também afirmaram que uma “avaliação inicial” sugeria “múltiplas” mortes.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os ataques foram “poderosos e mortais” e classificou o grupo como “escória terrorista”, afirmando que ele vinha “atacando e matando cruelmente, principalmente, cristãos inocentes”.

O ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Yusuf Maitama Tuggar, disse à BBC que se tratava de uma “operação conjunta” e que “não tinha nada a ver com uma religião específica”.

Sem mencionar especificamente o EI, Tuggar disse que a operação havia sido planejada “há bastante tempo” e utilizou informações de inteligência fornecidas pelo lado nigeriano.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima