11:01 AM
22 de dezembro de 2025

Por que nova campanha da Havaianas levou grupos de direita a pedirem boicote à marca

Por que nova campanha da Havaianas levou grupos de direita a pedirem boicote à marca

PUBLICIDADE


Stand da Havaianas

Crédito, Getty Images

    • Author, Redação
    • Role, BBC News Brasil
  • Tempo de leitura: 3 min

A campanha de fim de ano das sandálias Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, colocou a marca no centro de uma nova disputa política nas redes sociais e levou apoiadores da direita a defenderem boicote aos produtos da empresa.

A reação foi motivada por um trecho do comercial em que a atriz afirma não desejar que as pessoas comecem 2026 “com o pé direito”, expressão popularmente associada à sorte. Na peça publicitária, Torres diz que prefere desejar que o público comece o ano “com os dois pés”, incentivando uma ideia de ‘ação’.

A fala foi interpretada por políticos, influenciadores e militantes de direita como uma mensagem política velada.

Nas redes sociais, críticos acusaram a marca de misturar publicidade com ideologia e de adotar um suposto viés à esquerda. Alguns defenderam a substituição das Havaianas por produtos de marcas concorrentes.

Entre as reações, o deputado federal Rodrigo Valadares (PL-SE), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou que a empresa estaria fazendo “campanha política explícita” e citou outras marcas de sandálias como alternativa. Já o vereador do Recife Gilson Machado Filho (PL), filho do ex-ministro do Turismo no governo Bolsonaro Gilson Machado, questionou em vídeo se a marca também passaria a ser alvo de boicote por parte do público conservador.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima