8:40 PM
17 de outubro de 2025

Por que o buraco da sua rua sempre volta? A ciência tem a resposta

Por que o buraco da sua rua sempre volta? A ciência tem a resposta

PUBLICIDADE


Essa abordagem, no entanto, não é observada na realidade, uma vez que tudo depende do nível de qualidade da execução do pavimento. Além disso, há vias —ou ao menos parte delas— no Brasil que usam concreto em sua pavimentação, como ocorre em corredores de ônibus nas cidades de São Paulo e de Curitiba, além de trechos de algumas rodovias.

Rua de concreto para ônibus em Curitiba entre vias de asfalto
Rua de concreto para ônibus em Curitiba entre vias de asfalto Imagem: Joel Rocha/Prefeitura de Curitiba

Um dos pontos que merecem atenção é que há uma diferença importante entre vias de asfalto e de concreto: a rigidez. Pavimentos de asfalto são mais flexíveis e os de concreto são rígidos, absorvendo mais as tensões.

Há também outro fator, que é o tempo necessário para a cura do concreto, processo que envolve a sua hidratação de forma a evitar rachaduras posteriores. É um processo que pode levar até 28 dias, impedindo a utilização da via até ser completado. Considerando uma cidade, o uso do material de forma extensa tornaria problemática qualquer intervenção que exigisse a quebra de uma rua —como consertos de tubulações—, já que o impacto em aspectos como o fluxo de trânsito seria enorme.

Veja as vantagens de cada material.

  • Pavimento asfáltico: menor custo de implantação, uma expertise maior no mercado brasileiro, a rapidez para a liberação do tráfego após consertos e sua obtenção gera menos poluição do que ocorre no caso do cimento usado no concreto.
  • Pavimento de concreto: menor custo de manutenção, menos suscetível a grandes deformações, vida útil do pavimento é maior e ele reflete mais a luz, o que pode contribuir para um menor custo de iluminação.





Fonte.:UOL Tecnologia.:

Leia mais

Rolar para cima