8:04 AM
3 de fevereiro de 2026

Por que tantas indústrias estão trocando as capitais pelo interior do Brasil

Por que tantas indústrias estão trocando as capitais pelo interior do Brasil

PUBLICIDADE


Letícia Lemos Martins veste um colete amarelo refletivo e sorri, com a fábrica da Heineken em Passos, Minas Gerais, ao fundo. Ela tem cabelos ondulados compridos e veste uma camiseta preta por debaixo do colete

Crédito, Cortesia Heineken

Legenda da foto, A mineira Letícia Martins conseguiu conciliar o sonho de trabalhar numa indústria multinacional, com seu desejo de morar perto da família em Passos, no sul de Minas

  • Tempo de leitura: 10 min

Quando se formou engenheira de produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Letícia Lemos Martins pensava que nunca voltaria a morar em Passos, sua cidade natal no Sul de Minas, com 112 mil habitantes, segundo o último Censo.

“Sempre imaginei que eu ia morar em algum grande centro, que ia arrumar um emprego legal e ficar por lá. Então, voltar para Passos não estava nos meus planos, mas eu tinha vontade, porque toda minha família está aqui, todas as pessoas que eu amo”, conta a mineira de 26 anos.

Os planos de Letícia mudaram quando ela soube que a fabricante de bebidas Heineken abriria uma nova fábrica em sua cidade natal. Inaugurada em novembro de 2025, com um investimento de R$ 2,5 bilhões, a cervejaria gerou mais de 2,2 mil empregos na fase de obras e emprega atualmente 350 pessoas, segundo a empresa.

“Queria trabalhar numa multinacional, que é o sonho do engenheiro de produção. Então, surgiu a oportunidade de voltar para casa, e eu agarrei essa oportunidade.”

A chance de Letícia conciliar um sonho profissional com o desejo de morar perto da família foi possível devido a uma tendência crescente na indústria brasileira: a interiorização.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima