Na falta do fomepizol, é possível agir com etanol. A escolha por um ou outro depende da disponibilidade. É importante ressaltar que a administração do etanol, por sonda, é feita em ambiente hospital e sob supervisão da equipe de saúde.
O uso do etanol para combater o metanol parte da ideia de “manter o fígado ocupado” com outra substância, para evitar a metabolização do metanol. “Com isso, o metanol sai, na forma não metabolizada, e causa menos lesão do que na forma metabolizada. Isso pode ser feito esperando o rim filtrar ou pode até, eventualmente, ser utilizada a diálise [para retirar o metanol]”, completa Pulchinelli. Especialistas reforçam que isso não significa que pessoas com sintomas de intoxicação por metanol devem se automedicar usando bebidas em casa —em caso de sintomas, é preciso procurar atendimento médico.
Quando o fígado tem metanol e etanol à disposição, ele vai preferir metabolizar o etanol, deixando o metanol de lado. Aí entramos com a hemodiálise, para ajudar o rim a tirá-lo do corpo de uma maneira mais rápida.
Camila Carbone Prado, especialista em toxicologia médica do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox)
O fomepizol não está disponível no Brasil, diz Fábio Bucaretchi, coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox). “O fomepizol é mais simples de utilizar do que o etanol na veia. Ter um estoque desse medicamento, ao nosso ver, tem de ser uma urgência do Ministério da Saúde e da Secretária de Saúde”, disse Bucaretchi, pediatra e toxicologista, em uma coletiva de imprensa promovida pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Quando o hospital não tem álcool absoluto disponível, pode até usar vodca para o tratamento, diz Bucaretchi. A bebida tem uma concentração adequada para a diluição. O tratamento começa colocando a bebida na sonda do paciente —o líquido, então, vai até o estômago.
Metanol x etanol
O metanol não é seguro para consumo humano. Enquanto o etanol é metabolizado em um composto químico chamado acetaldeído (rapidamente convertido em acetato), o metanol é metabolizado em formaldeído, um produto químico utilizado para embalsamar cadáveres. E, em seguida, em ácido fórmico.
Fonte.:UOL Tecnologia.: