6:18 PM
12 de fevereiro de 2026

Prato favorito de Bad Bunny une povos da América – 12/02/2026 – Cozinha Bruta

Prato favorito de Bad Bunny une povos da América – 12/02/2026 – Cozinha Bruta

PUBLICIDADE


A apresentação de Bad Bunny no intervalo do Super Bowl exibiu uma coleção de manifestações culturais e algumas tosqueiras que são o denominador comum dos povos latino-americanos: música, dança, a barraca da água de coco, o carrinho de bebidas e até os postes elétricos que explodem quando vem tempestade.

Bad Bunny não falou —não tinha por que falar— de comida. Dias antes do show, porém, vários sites revelaram o prato predileto do artista: arroz con salchichas, algo muito apreciado em Porto Rico.

O nome está em espanhol, mas a palavra “salchicha” foi dicionarizada também em português, então rogo aos meus editores que mantenham a grafia —pois é muito mais saborosa do que a da norma culta da língua.

A salchicha, recheada de mistérios, supera alimentos tradicionais como o feijão, o milho e a mandioca como fator de coesão da América. Até por uma questão de inclusão.

O centro do discurso de Bad Bunny foi a defesa do termo “América” como nome do continente que se estende do Alasca até a Patagônia, não do país de Trump e do Super Bowl —os EUA, que recorrentemente omitem o “E” e o “U” quando se referem a si mesmos.

Como os Estados Unidos são a pátria do cachorro-quente e o Canadá não tem uma culinária lá muito diferente dos vizinhos, a salchicha se faz ponto de convergência para todos os povos americanos.

Não falamos da salsicha gourmet, esta com “si”, feita de carnes nobres (ou pelo menos identificáveis), coisa de alemão e dos arautos do hot dog hipster.

A salchicha com cê-agá é o último aproveitamento da desossa dos animais de abate. Leva o rebotalho de carne que não serve nem para presuntada ou mortadela. Mas uma mistura de temperos, aditivos químicos e magia faz dela algo altamente palatável. Salchicha vagabunda, ordinária, barata, que geral adora.

É o que vai nas salchipapas, prato de origem andina que mistura salchicha e batata frita, algo poderoso que ganhou popularidade até no México. Vai nos panchos argentinos, nos perros calientes e em todas as variações latinas do hot dog.

Isso inclui os dogões brasileiros de várias estirpes —do osasquense cimentado no purê de batata ao carioca com ovo de codorna e uva-passa.

O arroz con salchichas do Bad Bunny pede uma marca regional de Porto Rico, feita de frango e enlatada com salmoura. Vai por mim: tanto faz, é tudo salchicha.

Arroz con salchichas

Rendimento: 2 porções

Dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • ½ pimentão verde picado
  • 1 colher (sopa) de coentro picado
  • 1 colher (sopa) de colorau
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 4 salchichas em rodelas
  • 1 copo de arroz
  • 2 copos de caldo de legumes ou água
  • Sal a gosto

Preparo

  • Aqueça o óleo. Refogue a cebola, o alho, o pimentão, o coentro, o colorau e o louro até a cebola murchar. Acrescente o extrato de tomate, um pouco de sal e refogue por mais 1 ou 2 minutos
  • Junte a salchicha e refogue por 2 minutos. Adicione o arroz, misture e acrescente o caldo ou água. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até o líquido evaporar. Ajuste o sal antes de servir


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima