Nos dias 5 e 6 de julho, a antiga Estrada de Ferro Minas e Rio volta a ganhar vida com o Expresso Mantiqueira. O trem fará sua pré-estreia partindo da estação central de Cruzeiro, no Vale do Paraíba e seguirá até a estação Rufino de Almeida, no pé da Serra da Mantiqueira, totalizando um percurso de 12 km (ida e volta).
A viagem será feita a bordo de uma locomotiva diesel-elétrica de 1958, conectada a um carro jardineira com capacidade para 52 passageiros. O percurso leva cerca de 1h30, com ingressos vendidos no local por R$ 50 por pessoa. Estão previstas de quatro a cinco saídas por dia, com a primeira às 9h30 e a última por volta das 17h30.
Em 2022, a ferrovia já estava sendo restaurada com planos de retomada da linha. A pré-estreia do Expresso Mantiqueira é, enfim, um passo visível na direção desse resgate histórico.
Projeto de recuperação histórica
A iniciativa é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (Abpf), entidade sem fins lucrativos que lidera a restauração da ferrovia desde que recebeu a cessão do trecho pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2018. A obra foi feita com recursos próprios e doações, inclusive de peças cedidas pela CPTM, e demandou a limpeza e escavação de trilhos soterrados, instalação de dormentes e reforma da locomotiva, que teve de ser resgatada após anos de abandono.
A ferrovia chegou a ser desativada no início dos anos 1990. Mas seu papel é anterior: inaugurada em 1884, a linha recebeu a visita de Dom Pedro II e foi construída por investidores ingleses. Em 1932, teve papel estratégico na Revolução Constitucionalista, especialmente no Túnel da Mantiqueira – trecho que ainda não será percorrido, mas sua recuperação é uma das metas da associação.
Planos futuros
O plano da Abpf é religar Cruzeiro, em São Paulo, a Passa Quatro, em Minas Gerais, onde já opera o Trem da Serra da Mantiqueira. A ideia é que os dois trajetos se conectem, passando pelo Túnel da Mantiqueira de 998 metros.
Chegar até o túnel exige restaurar 24 km de trilhos, trocar dormentes e reconstruir passagens. A entidade calcula que serão necessários mais de 114 mil pregos para viabilizar o trajeto completo.
Evento sobre trilhos
A pré-estreia do Expresso Mantiqueira coincide com o 1º Encontro de Ferromodelismo de Cruzeiro, evento gratuito que acontece na estação central. A programação inclui exposição de materiais históricos da ferrovia e venda de produtos voltados ao ferromodelismo.
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Fonte.:Viagen