10:10 AM
15 de agosto de 2025

Pré-sal: o que se sabe da descoberta anunciada por petroleira britânica como sua ‘maior em 25 anos’

Pré-sal: o que se sabe da descoberta anunciada por petroleira britânica como sua ‘maior em 25 anos’

PUBLICIDADE


Vista aérea da tocha de gás da plataforma de petróleo "Cidade de Itaguaí", embarcação flutuante de produção, armazenamento e transferência (FSPO), operando na unidade de exploração do pré-sal da Bacia de Santos, em Itaguaí, a cerca de 240 km da costa do Rio de Janeiro.

Crédito, Mauro Pimentel / Getty Images

Legenda da foto, BP anunciou descoberta na Bacia de Santos, no Rio de Janeiro

A BP (British Petroleum) anunciou nesta segunda-feira (4/8) a descoberta de hidrocarbonetos em águas profundas no Rio de Janeiro, no que a empresa classifica como sua maior descoberta nos últimos 25 anos.

O poço está situado na Bacia de Santos, a 404 quilômetros da costa, em uma área onde se localiza o pré-sal. O poço, segundo a empresa, foi perfurado a uma profundidade total de 5.855 metros.

A empresa, que tem sede no Reino Unido, mas está no Brasil há 50 anos, ainda não divulgou os dados volumétricos do poço. Portanto, ainda não é possível saber quanto há de petróleo e de gás a ser explorado.

“Ainda há dúvidas sobre essas quantidades, mas mesmo assim deve ser uma quantidade realmente relevante”, afirmou David Zylbersztajn, ex-diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), professor no Instituto de Energia da PUC-Rio e sócio da DZ Negócios com Energia.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima