Escolher com tranquilidade o restaurante para um jantar em família ou o bar para a cerveja entre amigos é tarefa complexa na capital paulista, onde a oferta de endereços e os preços só aumentam. O Melhor de São Paulo Gastronomia – Restaurantes, Bares & Cozinha 2025 vai facilitar esse trabalho.
O especial, que será publicado em agosto e apresentado em evento com representantes do setor, reforça outras iniciativas da Folha na área, como o festival Sabores da Montanha e a recente ampliação de críticas gastronômicas, já realizadas em São Paulo e que agora incluem o Rio de Janeiro.
Nesta edição, O Melhor de São Paulo vai revelar 44 vencedores eleitos por um júri de 39 jornalistas e produtores de conteúdo. Entre as categorias votadas estão restaurante e bar do ano, lugar para comer bem sem pesar no bolso, cafeteria e sorveteria.
O prêmio contempla especialidades gastronômicas queridas do paulistano, como comida brasileira, japonesa e italiana. Mas também acompanha tendências —por isso, algumas categorias variam ano a ano. São novidades, por exemplo, os prêmios de melhor balcão de bar e viennoiserie, casa que serve itens como croissant e brioches.
Para evidenciar a opinião do morador da capital, O Melhor de São Paulo traz ainda 28 vencedores, entre restaurantes e bares, eleitos por meio de pesquisa Datafolha. Para chegar ao resultado, o instituto ouviu paulistanos das cinco regiões da cidade, com mais de 18 anos, cuja renda familiar mensal é igual ou maior que cinco salários mínimos e que frequentam restaurantes ou bares ao menos uma vez por semana.
Acompanhando os prêmios, o especial lista uma seleção de quase 900 restaurantes, bares e padarias, cafeterias, hamburguerias e docerias que merecem a visita do leitor —apresentados de acordo com sua especialidade.
O Datafolha também aponta os preferidos do paulistano dentro da cozinha. Marcas favoritas de quem tem como hábito preparar refeições em casa são elencadas em 50 categorias de produtos. A lista inclui arroz, picanha e parmesão, além de itens em ascensão no mercado nos últimos anos, como cerveja sem álcool.
O especial estará disponível em todas as plataformas da Folha e chega à casa do assinante em formato de revista. Estará à venda em bancas da Grande São Paulo junto da edição impressa do jornal.
Fonte.:Folha de São Paulo